CRMV-RJ, em parceria com ICTB, IOC e Fio-Saúde Única, promove seminário sobre desastres envolvendo animais

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), em parceria com o Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB), o Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e Programa de Pesquisa Translacional em Saúde Única (Fio-Saúde Única) realizou, nesta quinta-feira (25), o seminário “Desastres envolvendo animais no contexto da Saúde Única”. O evento aconteceu no auditório do Museu da Vida, na Fiocruz.

O evento teve como objetivo reunir profissionais de instituições do Brasil e do mundo, promovendo um levantamento de informações sobre o que está sendo realizado no país em relação ao tema, além de abordar os obstáculos encontrados e traçar possíveis soluções. Instituições como Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD) e a JVR Shelter Strategies, dentre outras, marcaram presença no evento.

Na abertura do evento, o presidente do CRMV-RJ, Diogo Alves da Conceição, além de Wim Degrave, coordenador da Rede de Programas de Pesquisa Translacional e Pesquisador da Rede de Plataformas da Vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas/Fiocruz; Ricardo Moratelli Mendonça da Rocha, coordenador da Fiocruz-Mata Atlântica e Coordenação do Programa de Pesquisa Translacional em Saúde única; e Carla de Freitas Campos, presidente da Comissão de Saúde Única do CRMV-RJ e diretora-adjunta do ICTB/Fiocruz; compuseram a mesa.

Na oportunidade, Diogo expressou sua satisfação em promover a medicina veterinária além do atendimento a cães e gatos, destacando a importância da atuação do médico-veterinário na Saúde Única.

“Eu sou clínico de pequenos animais, mas sempre entendi que a medicina veterinária está muito além disso. Estou muito feliz pelo empenho das Comissões do Conselho em promover este evento, juntamente com a Fiocruz, com palestras altamente técnicas, em especial a presidente da Comissão de Saúde Única, Carla, por seu empenho e garra em promover esse evento”, declarou.

A programação ainda contou com mesas redondas e palestras com temas relacionados à saúde pública, meio ambiente, proteção e defesa dos animais e o trabalho de órgãos com atuação local e nacional.

O evento foi híbrido e a transmissão ao vivo está disponível no Canal do YouTube do @crmvrj.