A força da mulher brasileira impulsionando o país, a Medicina Veterinária e a Zootecnia: Conheça a história de Ana Paula Lopes Marques

Ana Paula Lopes Marques fez com que sua paixão pela fisiologia digestiva dos ruminantes a impulsionasse na busca por conhecimento e excelência em sua área de atuação. Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em 2005; pós-graduada em Medicina Veterinária (Ciências Clínicas) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com mestrado em 2010 e doutorado em 2014, a profissional conta que desde o início, teve que superar preconceitos e provar seu valor como profissional em um ambiente muitas vezes dominado por homens.

No entanto, sua dedicação e competência a levaram a assumir papéis de liderança e a conquistar reconhecimento em sua área de atuação.

Uma das grandes realizações de Ana Paula foi sua atuação como docente na UFRRJ, onde pôde compartilhar seu conhecimento e inspirar as próximas gerações de profissionais. Atualmente Ana Paula é diretora do Instituto de Veterinária da UFRRJ, e professora Adjunta nas disciplina de Clínica Médica de Animais de Produção II (ruminantes), Bioética e Bem Estar Animal e Clínica das Doenças Nutricionais e Metabólicas de Animais de Produção. Além disso, ela coordena a Liga de Bovinos, LiBovis-UFRRJ, e o Projeto de Acolhimento e Monitoramento Animal, AMA, o setor da UFRRJ que trabalha na temática da Medicina do Coletivo.

“Sou filha única de uma família pequena de Teresópolis. Meu pai era comerciante e minha mãe abriu mão do trabalho para me criar, mas cresci com ambos me incentivando a ser o que sou hoje: mulher, profissional e independente. Não tinha o sonho, como muitos, de ser médica-veterinária desde criança, então, sem muitas expectativas finalizei o ensino médio e fui trabalhar. Sem uma profissão certa, sem um lugar específico no mercado de trabalho e sem ninguém em minha família com nível superior como exemplo, os dias foram difíceis e, no meio do caminho, vi que poderia mudar minha história. Fiz as provas do vestibular em 1998 e ingressei em Medicina Veterinária na UFF em 1999. Logo no início me encantei com a fisiologia digestiva dos ruminantes. Entre ensino médio e os dias atuais foram longas horas de estudo, dedicação e, mais lágrimas que sorrisos. Não fugi do estereótipo feminino condenado por estar numa área, até então, ‘considerada masculina’, mas cá estou”, declarou.

A profissional contou que acredita no potencial das mulheres na Medicina Veterinária e Zootecnia para impulsionar o desenvolvimento e a inovação no país. Ela destaca a importância da educação, da participação em pesquisas científicas e do apoio mútuo entre as mulheres como elementos-chave para o avanço dessas áreas.

“Como mulher, sempre tento acolher alunas com dificuldades profissionais ou pessoais narrando para elas experiências positivas minhas, de colegas ou de ex-alunas. Percebo que compartilhar histórias inspiradoras de superação, resiliência e sucesso oferece algum grau de esperança e as motiva a persistir em seus objetivos. Mostrar exemplos de desafios enfrentados e como foram superados as ajuda a entender que dificuldades fazem parte do caminho rumo ao crescimento e realização profissional e, que ser mulher não é tarefa fácil, mas que ao colaborarmos umas com as outras teremos forças de vencer qualquer situação”, destacou.

Como conselho para outras mulheres que desejam seguir uma carreira na Medicina Veterinária e Zootecnia, Ana Paula enfatiza a importância da busca pelo conhecimento, da construção de uma rede de apoio e da coragem para enfrentar desafios.

“Persistam na busca pelo conhecimento, busquem mentoria, construam uma rede de apoio, não tenham medo de assumir desafios e façam suas vozes ecoarem para serem ouvidas. A paixão, determinação e contribuição, quando genuínas, são essenciais para o avanço dessas áreas e para o bem-estar dos animais, da sociedade e do meio ambiente”, finalizou.

Neste mês internacional da mulher, celebramos a história de Ana Paula Lopes Marques e de todas as mulheres que, como ela, estão impulsionando a Medicina Veterinária e a Zootecnia no Brasil. Esta matéria faz parte da campanha “A força da mulher brasileira impulsionando o país, a Medicina Veterinária e a Zootecnia”.