A força da mulher brasileira impulsionando o país, a Medicina Veterinária e a Zootecnia: Conheça a história de Karla Campos

Karla Conceição Higino de Campos (CRMV 6086), mais conhecida no meio profissional como Karla Campos, é uma mulher que inspira não apenas pela sua trajetória profissional, mas também pelo seu compromisso com o desenvolvimento da Medicina Veterinária no Brasil.

A profissional é fundadora e diretora comercial de um laboratório de análises clínicas, no Rio de Janeiro. Sua jornada acadêmica teve início na Universidade Federal Fluminense (UFF), onde concluiu sua graduação e posteriormente obteve mestrado. Sua expertise em Patologia Clínica Veterinária foi aprimorada durante sua residência na UNESP-Botucatu, e desde então, ela tem se dedicado incansavelmente à sua especialidade, com ênfase em mielograma e citopatologia, acumulando mais de duas décadas de experiência.

Para Karla, cada desafio enfrentado ao longo de sua carreira foi uma oportunidade de crescimento. Inicialmente, ela enfrentou a dificuldade de ser reconhecida como uma autoridade em sua área de atuação, devido ao seu gênero. No entanto, com determinação e um profundo conhecimento técnico, ela conquistou seu espaço e estabeleceu-se como uma referência em Patologia Clínica Veterinária.

“Contra fatos não há argumentos, quando vc se aprofunda em uma área e mostra para o outro que vc realmente sabe o que está falando, passando segurança, você tem como retorno a confiança”, contou.

Uma das realizações mais marcantes da médica-veterinária foi a recente venda do laboratório de análises clínicas que fundou em parceria com Alexandre Garcia e Fabricio Abreu. Ela conta que o interesse de um grande grupo em adquirir sua empresa foi a validação de anos de dedicação à qualidade e ao compromisso com o mercado veterinário. Para Karla, essa transação representou não apenas um marco profissional, mas também uma confirmação de que estava no caminho certo.

Além de sua atuação empresarial, Karla destaca a importância do papel das mulheres na Medicina Veterinária e na Zootecnia para o desenvolvimento da sociedade. Sua visão é de que as mulheres são uma força única, capazes de contribuir significativamente para o crescimento do país, tanto no âmbito empresarial quanto no social.

Como líder, Karla também se dedica a projetos sociais, sendo uma parceira ativa de ONGs que trabalham na proteção e cuidado com animais abandonados, demonstrando seu compromisso com a saúde pública, especialmente na prevenção de doenças zoonóticas.

Ao equilibrar suas responsabilidades profissionais e pessoais, Karla enfatiza a importância da organização e de uma rede de apoio sólida. Ela acredita que manter uma mente saudável é fundamental para alcançar esse equilíbrio.

“Por muitos anos não foi fácil equilibrar estas duas áreas. Atualmente acredito ter encontrado uma forma de manter as duas de forma saudável sem negligenciar nenhuma delas. Acho que organização e uma rede de apoio são fundamentais para que isso seja possível. Tenho uma rede de apoio fantástica. Divido a minha rotina de maneira que consiga dar conta de ambas, não esquecendo de reservar um tempo para mim, pois uma mente saudável é fundamental para que este equilíbrio seja alcançado”, disse.

A profissional também tem uma visão clara sobre as mudanças necessárias para promover a igualdade de gênero na Medicina Veterinária e na Zootecnia. Ela defende a presença de mais mulheres em posições de liderança e o respeito.

“Acredito que o mercado veterinário precisa acreditar mais no poder que a mulher tem em liderar e o quanto esta liderança pode ser eficiente. Já está mais do que provado que ter mulheres em cargos de liderança traz muitos benefícios para empresas, sociedade etc. Quero que a veterinária acredite e confie mais nas mulheres como profissionais e que o respeito seja igual ao que vemos quando homens estão no comando”, emendou.

Para as mulheres que aspiram seguir uma carreira na área, Karla oferece um conselho simples e eficaz: “estudem, deem sempre o melhor de si e persistam”. Ela enfatiza que o caminho pode não ser fácil, mas com foco e determinação, o reconhecimento é garantido.

Esta matéria faz parte da campanha “A força da mulher brasileira impulsionando o país, a Medicina Veterinária e a Zootecnia” promovida pelo CRMV-RJ.