A força da mulher brasileira impulsionando o país, a Medicina Veterinária e a Zootecnia: Conheça a história de Regina Ramadinha

Em novo capítulo da campanha “A Força da mulher brasileira impulsionando o país, a Medicina Veterinária e a Zootecnia”, o CRMV-RJ apresenta a história de Regina Ramadinha (CRMV-RJ 1001), marcada por determinação, paixão e compromisso. Desde cedo, a profissional enfrentou desafios que moldaram sua trajetória e a levaram a se destacar como médica-veterinária e educadora.

“Eu queria ser médica, mas em 1968, no vestibular, tinha Física como matéria eliminatória e fui eliminada por três vezes. Desisti e mudei para a veterinária, onde a Física era classificatória, para fazer a ponte depois e retornar à Medicina”, revela Regina, destacando a reviravolta que a levou à Medicina Veterinária.

Segundo ela, foi no primeiro semestre da faculdade, durante um estágio extraoficial na clínica médica que, ao ter contato com os animais doentes, se apaixonou pela profissão.

Sua determinação a levou a superar obstáculos, incluindo dificuldades financeiras e longas jornadas de estudo e trabalho. “Morava longe da faculdade e para chegar às 7h, saía de casa antes das 6h, de ônibus, barca e outro ônibus para chegar no horário. Eu me formei em 1974 na Universidade Federal Fluminense”, relembra.

Após a formação, Regina dedicou-se à docência na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) por 37 anos, contribuindo significativamente para a formação de novos profissionais. Ela conta que cada encontro, abraço e palavras de carinho que recebe de seus alunos demonstram que valeu a pena cada minuto com eles.

“Nos primeiros 10 anos ser professora, esposa, mãe (2 filhos) e dona de casa morando a 70 km do trabalho foi a pior parte. Mas quando se quer muito, o jeito de dar certo e driblar as dificuldades vai aparecendo. Na Rural fiz o Mestrado e o Doutorado, e em 1993, por concurso público de provas e títulos me tornei Professora Titular, o maior grau na Docência”, destacou, frisando que muita das vezes precisou levar os filhos ao trabalho, onde recebia apoio de amigos para dar aulas.

Além de seu trabalho na academia, Regina também se destacou na área de Dermatologia Veterinária, tornando-se uma referência nacional e internacional. “Eu digo que a minha realização profissional está principalmente marcada pelo número enorme de alunos de graduação, de pós-graduação e de orientados em estágios curriculares, que se tornaram profissionais excelentes, de renome, que são Professores, Pesquisadores ou Médicos Veterinários, no País e fora do Brasil que têm honra da profissão escolhida e são grandes exemplos. Assim como do reconhecimento dos meus alunos pelas “sementinhas do estudo e da pesquisa” que plantei em cada um e que souberam transformá-las em grandes árvores. Cada encontro, cada abraço, cada palavra de carinho me mostra que valeu a pena cada minuto com eles. Não vou negar que também tenho orgulho do nome que consegui formar, com muito estudo, muitas dificuldades e com muito trabalho hoje tenho um nome reconhecido nacional e internacionalmente na Dermatologia Veterinária”, compartilha.

Sua visão sobre o papel das mulheres na Medicina Veterinária é clara: manter a profissão num nível elevado. Regina acredita que as mulheres precisam se dedicar muito, estudar, participar de grupos de estudos e discussões clínicas, ir a congressos e eventos principalmente nas especialidades escolhidas, lembrando sempre que, independente da área de atuação, médicas-veterinárias sanitaristas e responsáveis não somente pela saúde dos animais, mas também dos humanos e da natureza, contribuindo para a sociedade e o desenvolvimento do País.

Porém, a profissional destaca que o equilíbrio entre responsabilidades profissionais e pessoais nem sempre é fácil. “Eu tento, mas não sou a melhor pessoa para essa pergunta. Eu sou muito mais pelo paciente que por mim. O segredo é segurança no que faz, no que se dedica. E essa segurança vem do saber, do conhecimento do que faz, de muito estudo e dedicação”, confessa.

Seu conselho para outras mulheres que buscam seguir uma carreira na Medicina Veterinária é simples, mas poderoso: “Que o estudo é a principal base de crescimento dentro de qualquer área da Medicina Veterinária/Zootecnia. Estudem, pesquisem muito, não meçam esforços para crescer na profissão”.