A força da mulher brasileira impulsionando o país, a Medicina Veterinária e a Zootecnia: Conheça a história de Robertta Gitahy

Robertta Gitahy Freire (CRMV-RJ 18715-VP) possui como motivação pessoal contribuir para o mundo com sua profissão. Optou pela pesquisa na área de alimentos, uma escolha que, segundo a profissional, é desafiadora e pouco valorizada no país, mas que a enche de orgulho por fazer parte de um laboratório liderado por mulheres.

Conforme relatou, sua realização profissional inclui retornar à instituição de ensino logo após formada para fazer parte da banca avaliadora de trabalhos de conclusão de curso, e ser aprovada em quinto lugar em um mestrado no Laboratório de Helmintos Parasitos de Peixes, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“Passei por muitos desafios pessoais que tornaram minha jornada ainda mais desafiadora. Comecei desejando a área de grandes animais, e ser mulher nesta área é desafiador, mas eu não desisti, continuei tentando, até mais tarde entender que a minha paixão era mesmo atuar nos laboratórios e em uma área que englobasse a saúde animal e humana. Me sinto honrada em fazer parte de um Laboratório que possui a sua frente três mulheres e doutoras”, declarou.

A profissional ressaltou ainda o desafio de se inserir na área acadêmica como mulher e pesquisadora. Ela conta que se formou em Medicina Veterinária por um corpo docente, em sua maioria de mulheres, inteligentes, competentes e atualizadas. Ainda declarou que o dever das mulheres é continuar a busca pela valorização da mulher na profissão, por serem fundamentais para o desenvolvimento e inovação.

Sobre o papel das mulheres na Medicina Veterinária, ela destaca a visão de mundo diferenciada que possuem, tornando-as profissionais atentas e detalhistas, fundamentais para a sociedade e o desenvolvimento do país.

Robertta enfatiza que “não há nada que nós mulheres não saibamos e podemos fazer em comparação aos homens. Costumo dizer que temos uma visão de mundo muito diferenciada, somos mais atentas, detalhistas e cautelosas, o que nos favorece como profissionais.”

Como líder de projetos de divulgação científica, em suas redes sociais Robertta busca impactar a sociedade informando sobre temas relevantes para a prevenção de doenças. “Com meu Instagram profissional, busco informar a sociedade sobre assuntos que são pouco debatidos com o público, mas que são de extrema importância para prevenção de uma série de enfermidades.” Para ela, equilíbrio entre vida pessoal e profissional é alcançado com organização, foco e prioridades bem estabelecidas.

Quanto à igualdade de gênero na profissão, reconhece os avanços, mas ressalta a necessidade contínua de luta por mais reconhecimento e oportunidades para as mulheres.

“Historicamente, as mulheres tiveram que lidar com muitas diferenças de gênero, no entanto, ainda que tenhamos que continuar sempre lutando, já conseguimos chegar em lugares de destaque, reconhecimento, mas não em todas as áreas de atuação, portanto, a luta continua. Hoje somos mais de 50% dos profissionais médicos-veterinários e merecemos conquistar muito mais”, disse.

Para Robertta, as mulheres são fundamentais para impulsionar o desenvolvimento e a inovação na área, e sua presença única traz perspectivas enriquecedoras para projetos e situações específicas. “Esta homenagem que estão nos fazendo é um belo exemplo. Tenho certeza que todas nós que fomos escolhidas estamos representando todas as outras profissionais incríveis pelo Brasil, além das que ainda sonham em ingressar na Medicina Veterinária. Acredito que nossas falas e atitudes, irão ecoar e espero que inspirar umas as outras.”

Seu conselho para as mulheres que desejam seguir carreira na Medicina Veterinária é claro: não desistam, sigam em frente, superem obstáculos e façam aquilo que amam, pois a profissão é para todos e a diversidade de visões é essencial para sua amplitude.

“Não desistam, pelo caminho você irá encontrar obstáculos, mas não deixe de fazer aquilo que ama. A Medicina Veterinária é uma profissão para todos e é preciso de ambos os gêneros e suas diferentes visões para que possamos atuar de forma complementar, logo, mais ampla”, finalizou.

Esta matéria destaca a trajetória de Robertta como parte da campanha “A Força da mulher brasileira impulsionando o país, a Medicina Veterinária e a Zootecnia”.

Rolar para cima