CRMV-RJ se indigna com os salários oferecidos a médicos-veterinários em concursos públicos de Barra Mansa e Pinheiral

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) tem se posicionado firmemente em relação aos vencimentos oferecidos aos médicos-veterinários em concursos públicos. Nesta quarta-feira (21), o CRMV-RJ enviou ofícios às prefeituras de Barra Mansa e Pinheiral questionando os valores propostos nos editais de concursos públicos para provimento de cargos estatutários permanentes, especialmente para a função de médico-veterinário.

Nos documentos encaminhados a Rodrigo Drable Costa, prefeito de Barra Mansa; e Ednardo Barbosa Oliveira, prefeito de Pinheiral, o CRMV-RJ destacou a discrepância entre os vencimentos oferecidos nos editais e o piso salarial estabelecido pela Lei Federal nº 4950-A/1966, que fixa o piso salarial dos médicos-veterinários em seis vezes o maior salário mínimo comum vigente no país.

No ofício endereçado à Prefeitura de Barra Mansa, o CRMV-RJ aponta o piso salarial de R$ 1.320 para uma carga horária semanal de 40 horas, enquanto no ofício destinado à Prefeitura de Pinheiral, é destacado o vencimento de R$ 1.412 para uma carga horária semanal de 20 horas. Em ambos os casos, o Conselho ressalta que os valores estão abaixo do mínimo estabelecido por lei.

Diante disso, o CRMV-RJ solicita que as prefeituras reavaliem os vencimentos oferecidos nos respectivos editais e promovam as correções necessárias para garantir que os médicos-veterinários recebam uma remuneração condizente com o piso salarial estabelecido em lei. O conselho alerta que, caso não haja concordância em ajustar os valores, tomará as medidas legais cabíveis, incluindo a possível propositura de uma Ação Civil Pública (ACP).

Ao garantir uma remuneração justa, não apenas se fortalece a categoria, mas também se assegura a qualidade dos serviços prestados à sociedade.

CRMV-RJ: Uma classe fortalecida, sociedade protegida.