Prefeitura de São Gonçalo facilita processo para notificações de zoonoses

As notificações compulsórias de zoonoses por parte dos médicos-veterinários desempenham um importante papel na proteção da saúde pública e no desenvolvimento de estratégias eficazes para prevenção e controle de doenças transmitidas por animais para os seres humanos.

Para tornar esse processo mais acessível e eficiente, a Vigilância Sanitária de São Gonçalo criou dois meios para que veterinários realizem as notificações de zoonoses em geral e, separadamente, da esporotricose. Para facilitar a vida dos profissionais, eles não precisam mais seguir até a Vigilância Sanitária. A partir de agora, basta acessar dois links específicos ou QR Codes.

Para as zoonoses em geral, que têm notificação obrigatória – como a raiva e a leishmaniose, os veterinários podem acessar o link: NOTIFICAÇÃO ZOONOSES . Já para a esporotricose – que passou a ter a notificação obrigatória no Estado do Rio – há um segundo link: FICHA DE NOTIFICAÇÃO/INVESTIGAÇÃO DE ESPOROTRICOSE ANIMAL.

As notificações das zoonoses são importantes para o mapeamento dos locais com mais casos, mobilização de ações de combate e consequente controle das doenças.

Rolar para cima