CRMV-RJ encaminha denúncia ao Ministério do Trabalho após flagrar péssimas condições de trabalho para os médicos-veterinários em clínica na Barra da Tijuca

O Conselho de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), em defesa pela garantia das condições dignas de trabalho para os médicos-veterinários, encaminhou denúncia ao Ministério do Trabalho ao flagrar péssimas condições de trabalho em estabelecimento na Barra da Tijuca, contrárias à dignidade humana.

Durante fiscalização de rotina, o Conselho recebeu denúncias dos próprios profissionais que atuavam na clínica, referentes às péssimas condições do local de descanso, onde eles buscavam um breve alívio em meio às suas jornadas intensas.

A preocupação do CRMV-RJ vai além do âmbito da saúde animal, estendendo-se à saúde e bem-estar dos médicos-veterinários, que desempenham um papel crucial na sociedade.

“Submeter um trabalhador a um ambiente degradante e prejudicial à sua saúde vai de encontro aos princípios fundamentais de preservação da vida e da saúde. Esta gestão permanece comprometida com a valorização e a dignidade profissional dos médicos-veterinários, e tomará todas as medidas necessárias para assegurar que tais situações não se repitam, garantindo um ambiente de trabalho adequado e respeitoso para esses profissionais essenciais para a sociedade”, declarou o presidente do CRMV-RJ, Diogo Alves.

Cabe relembrar que o CRMV-RJ empenhou-se ativamente no Projeto de Lei 4.263/2023, que atualmente tramita no Congresso Nacional, cujo objetivo principal é garantir o digno descanso dos médicos-veterinários em estabelecimentos veterinários, assim como a enfermagem conquistou recentemente através da Lei 14.602/2023.

Imagens de profissionais exaustos ou sobrecarregados não devem fazer parte da realidade da Medicina Veterinária. A regulamentação proposta pelo PL 4.263/2023 visa assegurar que essas cenas não se repitam, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável e sustentável para os médicos-veterinários.

Nasce um novo CRMV-RJ presente e, cada dia mais, protegendo aquele que é o motivo de sua existência: Os médicos-veterinários.