CRMV-RJ contesta salário irrisório oferecido a médicos-veterinários em concurso de Rio Bonito

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) manifesta sua preocupação e descontentamento com o salário oferecido no concurso público divulgado pela Prefeitura de Rio Bonito para médicos-veterinários, por meio do edital 01/2024. Com vencimentos estipulados em ínfimos R$ 1.412, o CRMV-RJ considera esse valor inadequado e enviou um ofício à prefeitura, questionando a remuneração e destacando a importância dos profissionais veterinários para a sociedade.

“O CRMV-RJ solicita que uma das prioridades é que o prefeito de Rio Bonito Leandro Peixe Sistema dê um fim à precarização do trabalho médico-veterinário e a adoção de remuneração compatível com a formação, a dedicação e a responsabilidade que o cargo exige”, afirmou o presidente do CRMV-RJ, Diogo Alves.

Os médicos-veterinários desempenham um papel vital na promoção da saúde pública, segurança dos alimentos e bem-estar dos animais. Esses profissionais são responsáveis por prevenir e controlar doenças zoonóticas, garantir a qualidade dos alimentos de origem animal e contribuir para o equilíbrio ambiental. Sua atuação vai além do cuidado direto aos animais, abrangendo áreas como inspeção sanitária, pesquisa, docência, entre outras atividades essenciais.

O valor de R$ 1.412 oferecido no concurso público de Rio Bonito está muito aquém da importância e responsabilidade que os médicos-veterinários assumem em suas funções. Além de desconsiderar a complexidade das tarefas desempenhadas por esses profissionais, o salário proposto não condiz com o nível de formação exigido para a função.

Sobretudo, o vencimento básico oferecido para o cargo de médico-veterinário está abaixo do piso salarial estabelecido pela Lei Federal nº 4950-A/66, que fixa em seis salários mínimos por 30 horas semanais. A igualdade de condições e remuneração entre médicos-veterinários e outros profissionais da saúde é fundamental não apenas para reconhecer o valor da profissão, mas também para garantir a qualidade dos serviços prestados à população.

O CRMV-RJ encaminhou um ofício à prefeitura de Rio Bonito expressando sua preocupação com o salário oferecido. No documento, o Conselho destaca a relevância do trabalho desses profissionais e ressalta a necessidade de uma remuneração justa e condizente com a complexidade e responsabilidade da profissão.

Esta autarquia reforça a necessidade de uma remuneração digna para os médicos-veterinários de Rio Bonito, a fim de garantir a excelência dos serviços prestados por esses profissionais. É essencial que a prefeitura reveja o salário proposto, reconhecendo a importância da categoria e valorizando o trabalho dos médicos-veterinários na promoção da saúde pública e no cuidado aos animais.

O Conselho reitera seu compromisso em buscar a equidade e justiça salarial para os médicos-veterinários, garantindo que eles sejam devidamente valorizados em suas funções e contribuam plenamente para o bem-estar da sociedade.