CRMV-RJ faz alerta sobre medicamentos falsificados sendo vendidos em plataformas de marketplaces

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) faz alerta sobre um aumento preocupante na venda de produtos falsificados para animais de estimação nos sites virtuais, em plataformas de marketplaces. Este mercado clandestino não apenas representa um risco para a saúde e o bem-estar dos animais, mas também coloca em perigo a confiança dos consumidores.

Recentemente, a Virbac do Brasil, uma empresa multinacional francesa dedicada à saúde animal, foi vítima desse tipo de golpe. Em um comunicado oficial, a Virbac alertou sobre a identificação de falsificações do produto Hexadene Spherulites, que estavam sendo comercializadas por alguns estabelecimentos através do comércio eletrônico.

A empresa destacou que, caso haja qualquer suspeita sobre a autenticidade de um produto adquirido através de um e-commerce, a recomendação é entrar em contato imediatamente com a central de atendimento ao cliente da empresa. A partir daí, será possível verificar se o produto em questão é genuíno ou se trata de uma falsificação. Além disso, a empresa sugere que o consumidor entre em contato com o e-commerce responsável pela venda, informando sobre a situação e solicitando o reembolso, caso necessário.

É importante enfatizar que, para garantir a segurança e a eficácia dos produtos para animais de estimação, a compra deve ser realizada preferencialmente em pet shops de confiança ou através de parceiros oficiais das empresas, que geralmente podem ser localizadas nos sites das farmacêuticas.

O CRMV-RJ reforça a necessidade de os responsáveis de animais estarem sempre atentos à procedência dos produtos que adquirem para seus pets. A saúde e o bem-estar dos animiais dependem de cuidados responsáveis e de escolhas conscientes.