CRMV-RJ faz alerta sobre os cuidados com a alimentação dos animais de estimação durante as celebrações de fim de ano

As festividades de fim de ano são momentos de alegria e união, e muitas vezes desejamos incluir os companheiros animais nessas ocasiões especiais. Porém, é crucial lembrar que alguns alimentos podem ser prejudiciais à saúde dos pets. Como responsáveis, é importante tomar precauções ao oferecer alimentos durante as celebrações.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) informa que é possível inserir os pets de forma segura e amorosa, oferecendo-lhes petiscos adequados e mantendo a rotina alimentar regular.

“É comum querer compartilhar um pouco do que estamos saboreando com nossos animais durante as festas. No entanto, precisamos ter em mente que nem todos os alimentos são seguros para eles. Certos alimentos podem causar desde desconforto gastrointestinal até problemas graves de saúde”, alertou o médico-veterinário e presidente do CRMV-RJ, dr. Diogo Alves.

A recomendação do Conselho é que o responsável pelo animal opte por alimentos seguros para os pets, como pedaços pequenos de frutas e vegetais seguros para consumo, como cenoura, maçã (sem sementes) e abóbora cozida. Esses alimentos podem ser alternativas saudáveis para oferecer como petiscos.

“Frutas como maçãs e cenouras podem ser opções mais seguras para oferecer aos pets durante as festas. No entanto, é importante garantir que sejam oferecidas em pequenas quantidades e sempre supervisionadas”, aconselhou Diogo.

O presidente do CRMV-RJ ainda sugeriu a compra ou preparo de petiscos especialmente formulados para animais de estimação. Atualmente, existem opções comerciais seguras e saudáveis disponíveis no mercado que são feitas para atender às necessidades nutricionais dos pets.

Já os alimentos como chocolate, cebola, alho, uvas, passas, comidas gordurosas e condimentadas devem ser evitados.

“O chocolate, por exemplo, contém substâncias tóxicas para cães e gatos, como a teobromina, que pode levar desde a sintomas gastrointestinais até casos mais graves de intoxicação. É fundamental manter esses alimentos fora do alcance dos pets”, enfatizou.

É importante estar ciente dos riscos associados à alimentação inadequada durante as celebrações. Garantir que os pets não tenham acesso a alimentos prejudiciais é fundamental para manter sua saúde e bem-estar.

Lembre-se sempre de consultar um médico-veterinário para orientações específicas sobre a alimentação do seu animal, especialmente se houver alguma dúvida sobre os alimentos adequados.