CRMV-RJ faz alerta sobre os riscos do mau uso do WhatsApp para profissionais de saúde

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) faz alerta aos médicos-veterinários, clínicas e empresas sobre os perigos associados ao mau uso do WhatsApp, que pode resultar em ações judiciais prejudiciais à reputação e prática profissional.

Tem-se observado um aumento significativo em casos nos quais o WhatsApp é utilizado como prova em processos de indenização relacionados a situações envolvendo animais de estimação. É essencial destacar que o mau uso dessa ferramenta de comunicação pode levar não apenas a complicações legais, mas também a demissões de profissionais de saúde.

A sensibilidade envolvida na área de cuidados com animais de estimação exige especial atenção ao utilizar aplicativos de mensagens para se comunicar com clientes. Alguns clientes parecem reagir de maneira mais intensa à morte de seus animais do que a outras situações. Nesse contexto, o CRMV-RJ oferece dicas importantes para evitar a formação de provas que possam ser utilizadas contra os profissionais.

Recomendamos que os médicos-veterinários evitem prescrever remédios ou tratamentos diretamente pelo WhatsApp. Casos de emergência devem ser atendidos pessoalmente, permitindo uma avaliação adequada da situação e a prescrição adequada.

Além disso, é crucial prestar atenção nas respostas fornecidas aos clientes. Mensagens escritas impulsivamente podem ser interpretadas de maneira errada. Evite se comprometer com opiniões ou confissões que possam ser mal interpretadas e usadas contra o profissional em ações judiciais.

O Conselho ainda indica que os profissionais abstenham-se de oferecer opiniões sobre animais não atendidos é fundamental. Casos em que conselhos são fornecidos sem uma consulta formal podem ser utilizados como prova em ações de indenização.

O CRMV-RJ reforça a importância de manter uma comunicação clara e ética com os clientes, preferencialmente registrada em prontuários e documentos formais. O Conselho aconselha aos profissionais da área médica veterinária que estejam cientes dos riscos associados ao uso inadequado do WhatsApp e tomem as precauções necessárias para proteger sua prática profissional e reputação.

A ética e o profissionalismo são fundamentais para o exercício da medicina veterinária, e o CRMV-RJ está comprometido em fornecer orientações e suporte aos profissionais para garantir a integridade da profissão.