CRMV-RJ autua o Centro de Atendimento Veterinário Municipal de São Gonçalo (CAVEM) após encontrar irregularidades no estabelecimento

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) realizou recentemente uma diligência no Centro de Atendimento Veterinário Municipal (Cavem), situado em Alcântara, São Gonçalo. Durante a fiscalização, foram constatadas irregularidades que demandam atenção por parte dos responsáveis pelo Cavem.

Uma das principais constatações foi a atuação do local como uma clínica veterinária com serviço cirúrgico, mas sem a devida autorização e registro junto ao CRMV-RJ. Além disso, o Cavem não apresentou o alvará e o licenciamento sanitário necessários para o seu funcionamento regular, o que levanta preocupações quanto à conformidade com as normas de saúde e segurança.

Diante dessas constatações, o CRMV-RJ autuou o estabelecimento dando prazo para que o Cavem se regularize. O Conselho ainda encaminhou o caso para a Procuradoria Municipal, para que sejam adotadas medidas corretivas com relação a identificação da falta de um sistema de iluminação próprio na sala de cirurgia, assim como a ausência de equipamentos básicos como foco cirúrgico e monitor, e a inexistência do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), o que pode representar um risco à saúde pública e ao meio ambiente, visando assegurar a qualidade e a segurança dos serviços prestados à população.

Reiteramos nosso compromisso em zelar pela ética, integridade e respeito na prática da Medicina Veterinária.