CRMV-RJ realiza entrega do tradicional Prêmio Páreo Médico Veterinário, no Jockey Club Brasileiro

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) realizou a entrega do tradicional Prêmio Páreo Médico Veterinário, no Jockey Club Brasileiro. A cerimônia foi realizada nesta segunda-feira (11), na Tribuna de Honra do Hipódromo da Gávea. O evento fez parte da celebração pelo Dia do Médico Veterinário, comemorado em 9 de setembro.

Entre os homenageados do Prêmio Páreo Médico-Veterinário, estavam os médicos-veterinários Daniela Mello Vianna Ferrer (CRMV 4168); Eliane Nishijima (CRMV-RJ 4163); Marcelo Aragão Insuellas de Azevedo (CRMV-RJ 5301), que foi representado por Marluce Nery; Thais Ribeiro Correia (CRMV-RJ 6344); Walker Nunes Chagas (CRMV-RJ 3970); Ramon Ribeiro Castro (CRMV-RJ 10351); José Luis de Carvalho (CRMV-RJ 4629), in memorian, representado pela sua esposa Diana Cunha da Cruz de Carvalho; Abilio Flavio da Silva Pereira (CRMV-RJ 5634); Luiz Carlos Reis (CRMV-RJ 1764); e Marcia Freitas de Hollanda Cavalcanti (CRMV-RJ 5010). Eles acompanharam de perto as carreiras.

Segundo o presidente do CRMV-RJ, Romulo Spinelli, as homenagens, além da parceria com o Jockey, são importantes para o desenvolvimento e valorização da Medicina Veterinária.

“Esse evento acontece há uns 30 anos no Jockey Club Brasileiro, que gentilmente nos cede esse salão nobre para realização dessa tradição, que é homenagear os renomados médicos-veterinários que prestaram relevantes serviços à Medicina Veterinária. Sintam-se abraçados por toda a categoria”, disse.

Além de Spinelli, também participaram da entrega dos prêmios o secretário geral do CRMV-RJ, Paulo Cesar Amaral Ribeiro da Silva; o conselheiro e vice-presidente eleito para a gestão 2023-2026 do CRMV-RJ, Julio Israel Fernandes; o conselheiro Carlos Alberto Magioli; e os futuros conselheiros para a gestão 2023-2026 do CRMV-RJ, Marco Antonio Andrade Rodrigues, e Ricardo Siqueira.

Confira os depoimentos dos homenageados:

Daniela Mello Vianna Ferrer é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1991); mestre em Biologia Animal (Zoologia) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1999); doutora em Ciências pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004); especializada em Sanidade de Ruminantes pela Universidade do Grande Rio, UnigranRio (2006); e especializada em Saúde Pública (Sanitarista) pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, ENSP/FIOCRUZ (2007).

Atua desde 2002 como professora titular do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), sendo membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e responsável pelos estágios supervisionados e TCC; leciona nas Universidade Iguaçu (UNIG) e Universidade Maurício de Nassau (UNINASSAU-RIO) desde 2021; é médica-veterinária da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias (SMS), no núcleo de zoonoses e animais peçonhentos desde 1993, sendo uma das responsáveis pelo controle e profilaxia da raiva animal; e tem experiência na área de Medicina Veterinária, atuando, principalmente, nas áreas de Clínica Médica de Animais de Produção, Produção Animal, Animais Selvagens, Zoonoses e Saúde Pública.

“Fico muito honrada porque isso é um reconhecimento da minha profissão depois de anos. São tantas coisas que a gente passa, coisas boas, coisas ruins… receber uma homenagem dessa, algo eu fiz de certo para estar sendo reconhecida. É um mix de emoções, estou feliz de estar aqui com amigos e família”, disse.


Eliane Nishijima é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense, em 1991; pós-graduada em Acupuntura Veterinária pelo Instituto de Acupuntura do Rio de Janeiro (IARJ), em 1997; pós-Graduada em Quiropraxia pelo IBRAVET, em 2013; possui Curso Internacional em Fitoterapia Chinesa – Training Course on Traditional Chinese Veterinary Medicine (TCVM), Dingzhou City, Hebei, China, conclusão em 2010; curso de Acupuntura Japonesa com Dr. Rodrigo Fagundes – 2015; é especialista em Acupuntura Veterinária pelo CFMV, aprovada na primeira prova para especialista em Acupuntura Veterinária realizada pela ABRAVET (Título junto ao CFMV) em 2016; curso de Terapia Neural em Salta, Argentina, em 2018; e está em processo de aprendizado da Terapia Quântica Vibracional e Oligoterapia, tendo tais atividades já incluídas no arsenal terapêutico.

Foi aprovada em Concurso Público para Vigilância Sanitária no Município de Duque de Caxias, permanecendo no cargo de fiscal sanitária, de 1993-2023; atuou em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais, de 1991 a 2010; foi sócia proprietária da Clínica Pet Vet em Botafogo de 1998 a 2010; foi coordenadora e Professora do Curso de Acupuntura Veterinária do IARJ de 1998 a 2010; foi coordenadora do Curso de Acupuntura Veterinária no RJ pelo Quallitas de 2009 a 2011; realiza atendimentos domiciliares com acupuntura veterinária desde 2010; é Sócia-fundadora da ABRAVET (Associação Brasileira de Acupuntura Veterinária); e possui título do International Veterinary Acupuncture Society em 2007;

É ainda coordenadora de Cursos avançados em Acupuntura Veterinária e técnicas afins no Município do Rio de Janeiro por livre iniciativa; e professora de Acupuntura Veterinária convidada de diversos cursos de pós-graduação em acupuntura veterinária pelo Brasil (RJ, MG, SP, PR, BA) de 1998 até os dias atuais.

“Como eu trabalho com acupuntura, eu fiquei emocionada quando eu postei no grupo de acupunturistas e o pessoal relatou a importância [dessa homenagem] porque fui precursora, professora, coordenadora do curso, e acho que é uma conquista representando a classe porque ninguém da classe da Medicina Integrativa, até então, tinha sido homenageado. Achei bem marcante e bem feliz. São 30 anos trabalhando nesta área”, explicou.


Marcelo Aragão Insuellas de Azeredo é graduado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em 1997; mestre em ciências na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Medicina, em 2009; possui MBA em segurança em alimentos pela Universidade Veiga de Almeida; é graduado em produção audiovisual cinema pela Universidade Estácio de Sá; e foi colunista na Rádio Globo durante cinco anos, onde tratava de temas relevantes para a população carioca e com notoriedade e paixão valorizava a profissão de médico-veterinário.

É servidor público na Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, no Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária (IVISA); atuou como anestesiologista, bioterista no Instituto Jorge Vaitsman; participou do projeto piloto de categorização dos serviços de alimentação para a Copa do Mundo FIFA 2014 no RJ; é instrutor no curso de boas práticas de manipulação e produção de alimentos para pequenas e grandes indústrias no RJ.


Thais Ribeiro Correia é graduada em Medicina Veterinária pela UFRRJ (2001); é mestre em Ciências Veterinárias (2003) e doutora em Ciências Veterinárias (2007).

É professora Adjunto do Departamento de Parasitologia Animal, do Instituto de Veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro desde 2015; tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina Veterinária Preventiva, atuando principalmente em Parasitologia Animal com manutenção de colônia dos principais ectoparasitos dos animais domésticos, no controle das principais parasitoses dos animais domésticos e no desenvolvimento de antiparasitários; membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Medicina Veterinária da UFRRJ; credenciada como professora permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) da UFRRJ e membro do Colegiado Executivo; coordenadora dos Programas de Residência em Medicina Veterinária do Instituto de Veterinária-UFRRJ (2019-2021); e credenciada como tutora e preceptora no Programa de Residência em Área Profissional da Saúde – Medicina Veterinária – Diagnóstico em Parasitologia Animal da UFRRJ. Atualmente como vice coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias/UFRRJ.

“Ser reconhecida como médica-veterinária e receber esse prêmio que eu considero muito honroso é motivo de muita felicidade. Venho me dedicando à Medicina Veterinária desde a minha graduação. Me tornei professora da casa que me formei, fiz mestrado e doutorado na mesma casa. É muito gratificante e estou muito feliz pelo reconhecimento do Conselho que eu admiro muito a equipe que está e a futura equipe que irá entrar, que valoriza a figura do médico-veterinário e a importância que esses profissionais têm para a saúde. Como Pasteur dizia: ‘a Medicina Veterinária cura a humanidade'”, contou.


Walker Nunes Chagas é médico Veterinário; doutor em Ciências; mestre em Reprodução Animal; e Especialista em Histologia e Embriologia.

Atua na docência no ensino superior, com ênfase em Histologia, Embriologia e Reprodução Animal, com orientação e participação de bancas examinadoras de trabalhos de conclusão de curso desde 1990; possui ampla experiência na Gestão do Ensino Superior, com foco em resultados acadêmicos, administrativos e comerciais; é avaliador do INEP/MEC; Auditor de Qualidade ISO; Acreditações; Gestão de Portfólio Educacional; Gestão de Projetos; Palestrante; Empreendedor; Reitor; Pró-reitor de Graduação Presencial; voordenador Acadêmico; Diretor Executivo; Coordenador de Pós-graduação e Coordenador de curso de graduação em Instituições de Ensino Superior de diferentes portes e regiões do país.

Participou de diversos processos de avaliação de curso e institucional do MEC/INEP, com conceito de aprovação em todos; foi sócio-diretor da WGF Distribuidora LTDA (1993/2003); foi funcionário do Banco do Brasil, com atuação em diversos setores e agências (1983/1997); participou de diversos projetos de extensão universitária; é coordenador voluntário do Projeto SENAR Rondon no estado de Tocantins (2010).

Atualmente é docente e Coordenador do Curso de Medicina Veterinária na Universidade Iguaçu – UNIG; e Membro da Comissão de Educação do Conselho de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (desde 2002) e presta consultorias no ensino superior.

“Antes de mais nada, a principal homenagem é para a Medicina Veterinária. Dia 9 de setembro é uma data que marca o Dia da Medicina Veterinária aqui no Brasil, uma profissão absolutamente fundamental para a sociedade. Como dizia Pasteur: ‘A Medicina cuida do homem, mas a Medicina Veterinária cuida da humanidade’. Me sinto bastante agraciado, honrado, com sentimento de gratidão de receber essa homenagem, esse reconhecimento do nosso Conselho regional, que tenho a honra de participar da Comissão de Educação, e prestar esse serviço. De uma maneira geral, é um momento de congraçamento, de confraternização dos familiares e de reconhecimento da sociedade não só da profissão, mas de todos os colegas que estão sendo homenageados nessa noite. Transfiro também o meu cumprimento a todos os homenageados desta noite”, enfatizou.


Ramon Ribeiro Castro é médico-veterinário formado pela Universidade Plínio Leite (2009); e coordenador do Canal Especialistas da empresa PremieRpet® à 12 anos, responsável pela capacitação de equipes e suporte técnico especializado.

“Fico muito feliz com a homenagem de hoje porque isso coroa o tempo de trabalho que a gente vem efetuando para levar o crescimento da Medicina Veterinária aqui no estado do Rio de Janeiro. Agradeço a minha família por todo suporte que me deram e por todos do CRMV-RJ por todo apoio à Medicina Veterinária em nosso estado”, falou.


Abilio Flavio da Silva Pereira é graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Plínio Leite, de 1994 a 1999; pós-graduado em Cirurgia e Clínica de Animais de Pequeno e Grande Porte – Universidade Estácio de Sá, Vargem Grande/RJ, de 2000 a 2002; Cours de Base D’orthopédie des Petis Animaux – École Nationale Vétérinaire D’Alfort, pela Université Paris-Est Créteil-Val-de- Marne, em 2007; curso de Especialidade em Cirurgia Ortopédica com professor Titular Emérito Dr. José de Alvarenga; faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, na USP, de 2000 a 2002.

É presidente da Câmara Técnica de Agricultura do Conleste; membro do Projeto de Rastreabilidade Química e Biológica da UFRj e Conleste; membro da Academia de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro; membro na empresa Laboratório de Análises de Solos e Águas; secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca de Itaboraí; e embaixador pelo Conselho de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro em 8 municípios.

Foi palestrante em mais de 22 congressos de Medicina Veterinária em todo país, principalmente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, de 2002 a 2018; orientador e supervisor de Banca de Monografia nas Universidades Estácio de Sá e Plínio Leite, orientou aproximadamente 40 alunos; orientador sobre Técnicas de Cirurgia de Rompimento de Ligamento Cruzado em Animais até 10KG – 2002/2003 – São Paulo; orientador sobre Técnica Cirúrgica de Colocação de Placas de Titânio e a Reação Pós Cirúrgica em Placa de Titânio ou em Alumínio. – 2002 – São Paulo; primeira publicação no mundo sobre Luxação Patelar Bilateral em Felinos – 2002; aproximadamente 30 trabalhos publicados em congressos nacionais e Internacionais de 2002 e 2018.

“Depois de 29 anos dedicados a Medicina Veterinária dentro do estado do Rio de Janeiro, foi uma surpresa para mim e uma honraria muito grande receber uma homenagem dessa em um templo sagrado da Medicina Veterinária que é o Jockey Club brasileiro. A emoção é tão grande que eu trouxe família, amigos… É indescritível isso. Tenho uma gratidão muito grande pelo presidente dr. Romulo Spinelli, pelo futuro presidente dr. Diogo Alves, e quando eu recebi o telefonema e o convite do Conselho, eu esperei um pouco a ficha cair”, declarou.


Luiz Carlos Reis possui graduação em medicina veterinária pela UFRRJ (1976); mestrado em fisiologia pela UNICAMP (1983); doutorado em fisiologia pela Faculdade de Medicina da USP, Ribeirão Preto (1993); e pós-doutorado pelo Instituto de Investigación Médica Mercedes y Martín Ferreyra e Universidad Nacional de Córdoba, Argentina (2009/210). Ocupa o cargo de professor titular de fisiologia na UFRRJ onde exerce atividades de ensino, pesquisa e extensão desde 6 de março de 1978 a alunos de graduação e de pós-graduação.

Possui experiência em neurofisiologia, fisiologia endócrina, neuroendocrinologia, neuropsicofarmacologia, neurociência e comportamento e fisiologia comparada; publicou 90 artigos científicos e capítulo de livro nos seguintes campos de estudo; coordenou 35 projetos de pesquisa científica e 2 de extensão universitária relacionados com as linhas de pesquisa em desenvolvimento. Foi professor orientador nos programas de pós-graduação em Biologia Animal, Medicina Veterinária e Ciências Fisiológicas e conduziu a implantação do Programa Multicêntrico em Ciências Fisiológicas chancelado pela SBFis no âmbito da UFRRJ.

É consultor científico ad hoc do CNPq e várias agências de fomento à pesquisa e parecerista/revisor de 52 periódicos científicos e editor associado da Frontiers in Physiology. É membro das seguintes sociedades científicas: Fisiologia (SBFis), Neurociência e Comportamento (SBNeC), Estudo das Origens Desenvolvimentistas da Saúde e Doença (DOHaD – Brasil), Society for Neuroscience (SfN), American Physiological Society (APS).

“Me sinto muito honrado por essa homenagem, em grande parte por essa consideração que o CRMV-RJ teve de reconhecer a minha participação no ensino, na pesquisa e principalmente na formação de recursos humanos. Estou muito grato e honrado por essa consideração”, exprimiu.


Marcia Freitas de Hollanda Cavalcanti é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense, em 1995. Serviu de 2000 a 2013 no Hospital Veterinário da Academia Militar das Agulhas Negras (HVet/AMAN), onde foi chefe da Clinica de Pequenos Animais e Chefe do Laboratório de Inspeção de Alimentos e Bromatologia. Atuou ainda como anestesista de pequenos animais e equinos, como instrutora da disciplina de Segurança Alimentar para cadetes do Curso de Intendência. Foi responsável pelo planejamento das atividades da Subseção de Vigilância Ambiental do HVet, no controle de animais sinantrópicos, fiscalização dos estabelecimentos que comercializavam alimentos na área acadêmica.

Participou como Assessora Técnica da Comissão de Estudos de Alimentação para as Forças Armadas (CEAFA) dos anos de 2011 a 2015; serviu como instrutora na Escola da Saúde do Exército (EsSEx), de 2014 a 2018, onde atuou como Coordenadora do Curso de Inspeção de Alimentos, Chefe da Seção de pós-graduação e Comandante do Corpo de Alunos, sendo a única militar do segmento feminino a exercer este último cargo; em 2018 e 2019, no Depósito de Subsistência de Santa Maria, onde foi Chefe da Seção de Pessoal e Chefe da Seção de Operações.

Serviu mais uma vez na EsSEx, em 2020 e 2021, como Encarregada do Setor Financeiro e Chefe da Seção de Comunicação Social. Nas duas oportunidades em que serviu nessa OMS, foi Oficial Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso de alunos do Curso de Formação de Oficiais e capitães-alunos dos Cursos de Aperfeiçoamento Militar e dos alunos do Curso de Inspeção de Alimentos. Desde 2021 serve na Diretoria de Educação Superior Militar, como Adjunta da Seção de Ensino, atuando na supervisão e gestão da Educação dos estabelecimentos de ensino de nível superior do Departamento de Educação e Cultura do Exército, em especial da Escola de Saúde e Formação Complementar e das OMS que executam cursos e estágios pertencentes ao Programa de Capacitação e Atualização dos Militares de Saúde (PROCAP/Sau).

“Estou muito feliz de estar recebendo essa honraria, porque dentre tantos colegas merecedores, que eu conheço pessoalmente, e outros que não conheço, mas conheço os feitos dentro da Medicina Veterinária Militar, eu ter sido escolhida foi realmente excepcional. Estou muito emocionada e trouxe minha família para celebrar comigo”, narrou.


José Luis de Carvalho (CRMV-RJ 4629) era graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e em Zootecnia em Botucatu/SP. Atuou como professor de diagnóstico por imagem e microbiologia na Universidade Estácio de Sá e na Univeritas.

Rolar para cima