CRMV-RJ solicita ação conjunta com a IVISA-Rio para interditar estabelecimento clandestino em Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) encaminhou um ofício ao Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e Inspeção Agropecuária (Ivisa-Rio), solicitando ação conjunta para interditar um estabelecimento clandestino localizado em Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Em ações fiscalizatórias recentes, esta autarquia identificou uma série de irregularidades no local. O estabelecimento em questão se encontra na residência de uma médica-veterinária e oferece serviços veterinários de forma supostamente irregular, em desacordo com as normas estabelecidas pelo Sistema CFMV/CRMVs e pela Vigilância Sanitária.

Em uma primeira abordagem, a profissional afirmou que realizava apenas consultas em domicílio, enquanto cirurgias, quando necessárias, eram conduzidas em uma clínica veterinária de nome não informado. Posteriormente, em nova visita, foi confirmada a persistência da situação, sendo que a profissional se negou a permitir a entrada no imóvel para uma verificação mais detalhada.

Um ponto de destaque é a alteração na fachada da residência entre as visitas, onde foi aplicada uma “tarja preta” para encobrir alguns serviços anteriormente evidenciados. Além disso, o número de registro da profissional junto ao CRMV-RJ também foi ocultado.

Diante dessas constatações, o CRMV-RJ encaminhou ofício o Ivisa-Rio ressaltando a necessidade urgente de intervenção.

O CRMV-RJ reitera que a prática de atividades médicas-veterinárias no interior da residência, sem a devida autorização e licenciamento sanitário, coloca em risco a sociedade e o bem-estar animal.