Depois de longa espera, Ministério da Agricultura reserva apenas 55 vagas para médicos-veterinários e 6 para zootecnistas no próximo concurso

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) expressa sua preocupação e insatisfação diante do número de vagas destinadas aos médicos-veterinários e zootecnistas no recente edital de concurso público do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), conforme divulgado no edital nº 03/2024 do Concurso Público Nacional Unificado, bloco 3 – ambiental, agrário e biológicas.

Com apenas 55 vagas disponíveis para médicos-veterinários e mero contingente de seis vagas para zootecnistas, o CRMV-RJ destaca que esses números estão aquém das reais necessidades do país. Considerando as diversas responsabilidades atribuídas a esses profissionais, desde a defesa sanitária animal até a fiscalização do comércio de sementes e mudas, a demanda exige uma presença mais expressiva no serviço público.

O Conselho questiona, ainda, a capacidade dessas vagas atenderem eficazmente às demandas de todo o território nacional. A atuação desses profissionais é fundamental para garantir a saúde pública e o bem-estar animal, sendo sua presença indispensável em diversas atividades ligadas à agropecuária.

O déficit de servidores, agravado pelas aposentadorias e afastamentos, impacta diretamente no agronegócio, resultando em atrasos na liberação de mercadorias e análise de amostras biológicas; além de gerando sobrecarga nos auditores fiscais federais agropecuários, que atendem além de suas capacidades, gerando possíveis falhas e precarização no sistema de fiscalização.

O ofício enviado ao Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), solicitando a intercessão junto ao Mapa, ressalta a importância da participação ativa na defesa sanitária, na inspeção industrial e sanitária, na fiscalização de produtos veterinários, agrotóxicos, e em diversas outras áreas essenciais para o setor agropecuário.

O CRMV-RJ também buscará apoio do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa-Sindical) para ampliar o alcance dessa solicitação.

Cabe destacar que 55 vagas anunciadas, embora recebam com comemoração, são consideradas insuficientes para suprir a demanda crescente e não cobrem nem as centenas de profissionais que podem se aposentar em breve. O CRMV-RJ destaca que esses profissionais não devem ser encarados como gastos, mas como investimentos essenciais para garantir a segurança alimentar e a qualidade dos produtos agropecuários no Brasil.