CRMV-RJ agradece Rede Globo por ceder espaço para alerta sobre uso indevido de produtos destinados à Medicina Veterinária em humanos

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) agradece a Rede Globo pelo espaço ao vivo cedido no telejornal matutino Bom Dia Rio. O Conselho utilizou a oportunidade para fazer um alerta relacionado ao uso inadequado do medicamento veterinário Monovin A para acelerar o crescimento capilar em seres humanos.

O Conselho ressaltou que o produto não passou pelos testes e regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), necessários para garantir sua segurança e eficácia em seres humanos. O uso desse produto fora de sua indicação pode resultar em efeitos colaterais adversos e representar um sério risco à saúde.

O CRMV-RJ reforça a importância de consultar profissionais de saúde qualificados para obter orientações adequadas sobre produtos destinados a animais. A automedicação, especialmente com medicamentos veterinários, pode resultar em consequências graves para a saúde humana.

A atuação proativa do CRMV-RJ na disseminação desse alerta exemplifica o comprometimento desta autarquia com a saúde pública e a segurança da população. Agradecemos novamente à Rede Globo por proporcionar esse espaço essencial, permitindo que a informação chegue a um amplo público e contribua para a conscientização sobre o uso responsável de medicamentos.

Segue nota de esclarecimento do laboratório Bravet, responsável pela fabricação do Monovin A:

“Em respeito a consumidores, colaboradores e à reputação construída ao longo de 47 anos de atuação no mercado de medicamentos veterinários no Brasil e na América Latina, julgamos pertinente esclarecer alguns pontos abordados em recente reportagem de TV, na qual houve citação ao uso inadequado do medicamento Monovin A, de nossa fabricação. Nela, foi revelada a prática de utilização desse produto, por alguns inadvertidos clientes, em uma mistura voltada para tratamento capilar e inibição da calvície em seres humanos. Reforçamos que a aplicação do Monovin A, fármaco registrado no Ministério da Agricultura desde 1972, é única e exclusivamente destinada a animais bovinos. O referido medicamento, sucesso comercial há mais de 40 anos na prevenção e na terapêutica proveniente da carência de vitamina A em rebanhos bovinos, não tem qualquer respaldo científico sobre sua eficácia em seres humanos. Ao contrário, é preciso alertar, com veemência, para o perigo que a má utilização do Monovin A pode acarretar para a saúde humana”.

Assista a matéria completa aqui.