Rio de Janeiro entra em estado de alerta contra a Dengue

Como todos já sabem, a Dengue é uma arbovirose urbana (doença transmitida por inseto) que afeta o ser humano e constitui sério problema de saúde pública no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, até novembro de 2023, o Brasil registrou 1.601.848 casos de dengue.

A Dengue pode ser melhor prevenida e combatida por meio da atuação integrada entre profissionais da Medicina Veterinária, Medicina humana e outras profissões da área da saúde. No entanto, o cenário epidemiológico da dengue no estado do Rio de Janeiro aponta para uma possível temporada de alta transmissão de casos em, pelo menos, sete das nove regiões de saúde do estado. Diante deste cenário, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro está em estado de alerta para intervir visando reduzir os impactos deletérios de uma epidemia de dengue.

Com a iminência da recirculação do vírus sorotipo DENV-3 e da identificação do DENV-4, da circulação simultânea dos sorotipos DENV-1 e DENV-2, no estado do Rio de Janeiro, além da tendência de aumento de casos e transmissão sustentada no estado, a partir do período de altas temperaturas e ocorrência de chuvas, o CRMV-RJ orienta que os profissionais imunizem-se e conscientizem familiares e amigos a fazerem o mesmo.

A vacina é baseada em vírus atenuados, e é tetravalente, ou seja, capaz de induzir anticorpos neutralizantes contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. Importante ressaltar que a vacina não atua contra outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como Zika, Febre Amarela e Chikungunya

O Conselho ressalta que o médico-veterinário é fundamental nesta enfermidade. Ele tem atuação estratégica no campo da saúde, uma vez que é legítima sua atuação para as ações de defesa biológica, saúde pública, vigilância sanitária e gestão ambiental.

“Temos a competência de atuar nas condições de risco do meio ambiente, na seleção de produtos químicos a serem indicados no tratamento de focos de Aedes, em pesquisas de alterações de genomas do vetor, monitoramento e controle da qualidade e do armazenamento dos recursos hídricos. Médico-veterinário: um profissional fundamental para a saúde pública brasileira”, destacou Diogo Alves, presidente do CRMV-RJ.

Rolar para cima