CRMV-RJ notifica Ivisa-Rio sobre estabelecimento médico-veterinário procedendo internação de animais sem autorização

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) realizou recentemente uma ação fiscalizatória em uma clínica veterinária localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro supostamente procedendo internação de animais sem autorização.

No momento da visita da fiscalização, apesar da informação fornecida pela responsável técnica por telefone, constatou-se a presença de animais em tratamento no local, sem a presença dos responsáveis. Além disso, foi identificada a existência de uma área destinada ao tratamento de infectocontagiosos, onde um paciente estava em tratamento, contrastando com a alegação prévia de ausência de serviço de internação.

Vale ressaltar que o alvará do estabelecimento veda a internação de animais. Diante desse cenário, o CRMV-RJ tomou as medidas cabíveis, enviando uma notificação ao Ivisa-Rio para que as providências adequadas sejam adotadas.

O CRMV-RJ tem como objetivo primordial zelar pela proteção da sociedade e promover o bem-estar animal. A prática de atividades veterinárias em locais não autorizados pelo órgão fiscalizador e desprovidos de licenciamento sanitário adequado implica riscos à saúde dos pacientes. A ausência de garantias quanto ao cumprimento das normas legais relacionadas à medicina veterinária e ao atendimento das condições higiênico-sanitárias adequadas é preocupante e demanda a devida correção.

Esta autarquia reforça que as atividades veterinárias sejam executadas em estabelecimentos devidamente habilitados e com licenciamento sanitário adequado.

O Conselho continua comprometido em priorizar a saúde e o bem-estar dos animais e da população em geral.