A importância da educação sobre produtos veterinários: Evitando riscos à saúde humana

O CRMV-RJ, sempre atento a sempre atento às questões que impactam direta ou indiretamente na Medicina Veterinária, reconhece a importância vital de promover a conscientização e educação sobre o uso responsável de produtos veterinários. Neste contexto, é importante compreender a distinção entre os órgãos reguladores: o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), responsável pela regulamentação de medicamentos veterinários, e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), encarregada da regulamentação de produtos de uso humano.

O Conselho esclarece que o uso inadequado de produtos veterinários em seres humanos representa uma ameaça à saúde pública. As formulações específicas e dosagens destinadas a animais podem ser prejudiciais quando aplicadas em humanos, resultando em efeitos adversos, intoxicações e complicações. A falta de consciência sobre essas diferenças e a automedicação exacerbam esses riscos, evidenciando a necessidade urgente de educação.

Cabe ressaltar que o uso de medicamentos veterinários por humanos não é seguro, além de não haver um estudo científico de que ele possa trazer benefícios. Isso porque esses medicamentos não foram desenvolvidos e testados em humanos, ou seja, não existem dados que atestem a segurança e a eficácia do uso dessas formulações em pessoas. Além disso, os medicamentos veterinários podem ser fabricados com requisitos de qualidade diferentes daqueles exigidos para os de uso humano.

Incentivar a busca por orientação profissional antes do uso de qualquer produto é fundamental para a segurança e eficácia do tratamento.

Rolar para cima