Cães garçons nas praias do Rio de Janeiro: Um espetáculo divertido que precisa de um olhar atento

A presença de cães nas praias do Rio de Janeiro tem se tornado um espetáculo divertido, que atingiu inclusive a mídia, com alguns deles atuando como “garçons” para os banhistas nas areais das praias da Zona Sul. É importante destacar que, desde setembro de 2019, a Lei 6.642 permite a permanência e a circulação de cães nas areias, desde que se cumpram algumas normas essenciais.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) ressalta que a legislação determina que os cães devem usar coleiras tanto na areia quanto nas calçadas. Além disso, é obrigatório que os responsáveis recolham os dejetos dos animais. A lei também exige que os cães estejam vacinados, livres de zoonoses e acompanhados de certificado de vacinação, incluindo etiqueta semestral de vermifugação.

Embora a presença dos cães nas praias seja vista com simpatia, é fundamental destacar os riscos à saúde. A areia pode ser um potencial vetor de contaminação e transmissão de doenças, caso os banhistas tenham contato com microrganismos patogênicos presentes nas fezes dos animais.

O CRMV-RJ ainda esclarece a importância de levar os cães para a praia em horários apropriados, recomendando antes das 9 horas e após as 17 horas. Isso visa garantir o bem-estar dos animais e evitar possíveis complicações devido ao calor intenso.

Visto que o Conselho fiscaliza, orienta e normatiza o exercício profissional e não há envolvimento profissional nessa situação, esta autarquia encaminhou um ofício à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) após receber denúncias de maus tratos, solicitando verificação se os animais em questão recebem acompanhamento médico-veterinário regular. Adicionalmente, será solicitada uma averiguação de possíveis maus-tratos, especialmente relacionados aos riscos de queimaduras nos coxins devido ao calor excessivo.

Embora seja encantador ver os cães participando ativamente das atividades na praia, é crucial lembrar que, acima de tudo, a saúde e o bem-estar dos animais devem ser priorizados. O CRMV-RJ não busca impedir o crescimento econômico, mas assegurar que os animais estejam em perfeitas condições de saúde.

A autarquia reforça a importância de respeitar as normas estabelecidas, não apenas como um compromisso legal, mas como uma atitude de responsabilidade para garantir o cuidado adequado aos animais e a proteção da sociedade contra possíveis riscos à saúde.