CRMV-RJ parabeniza criação do Comitê Técnico Interinstitucional de Uma Só Saúde, ressaltando a importância do médico-veterinário

O Governo Federal publicou um Decreto nesta sexta-feira (25), que institui o Comitê Técnico Interinstitucional de Uma Só Saúde. De caráter consultivo e permanente, ele tem a finalidade de elaborar e apoiar a implementação do Plano de Ação Nacional de Uma Só Saúde.

A “Uma Só Saúde”, também conhecida como “Saúde Única”, é a tradução do termo em inglês “One Health”, que se refere a uma abordagem integrada que reconhece a conexão entre a saúde humana, animal, vegetal e ambiental. A abordagem de Uma Só Saúde propõe e incentiva a comunicação, cooperação, coordenação e colaboração entre diferentes disciplinas, profissionais, instituições e setores para fornecer soluções de maneira mais abrangente e efetiva. Vale ressaltar que, apesar da diferença terminológica, os princípios e objetivos da Uma Só Saúde e da Saúde Única são os mesmos.

Com composição diversificada, que inclui representantes de diversos órgãos e entidades da áreas da saúde, incluindo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o Comitê reconhece a interconexão entre saúde humana, animal e ambiental. O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) esclarece que o envolvimento dos médicos-veterinários é fundamental para garantir que as políticas e ações adotadas considerem o impacto em todas as esferas.

Uma das responsabilidades centrais atribuídas a este comitê é a elaboração e revisão do Plano de Ação Nacional de Uma Só Saúde. Além disso, o Comitê Técnico Interinstitucional de Uma Só Saúde tem o importante papel de apoiar, monitorar e propor ajustes à implementação do Plano de Ação Nacional.

Outra atribuição fundamental é a articulação com Estados e Municípios para orientar medidas interfederativas e multissetoriais para a implementação do Plano de Ação Nacional de Uma Só Saúde.

No contexto deste decreto, é importante reiterar que os médicos-veterinários desempenham um papel central na promoção da saúde única. Longe de serem apenas profissionais ligados ao cuidado de animais de estimação, os médicos-veterinários são peças fundamentais na prevenção de doenças zoonóticas, na segurança alimentar e na proteção da saúde pública e ambiental.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) celebra a criação do Comitê Técnico Interinstitucional de Uma Só Saúde e reafirma o compromisso da categoria em contribuir para uma abordagem mais abrangente e integrada da saúde.