CRMV-RJ concede entrevista em horário nobre para GloboNews expondo esta necessidade de médicos-veterinários nos aeroportos para garantia do bem-estar dos animais

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) reforça a importância da presença de médicos-veterinários nos aeroportos durante o embarque e desembarque de animais domésticos. Em recente entrevista concedida em horário nobre para a GloboNews, esta autarquia, por meio do presidente Diogo Alves, expôs a necessidade dessa medida para assegurar o bem-estar e a segurança dos animais durante suas viagens aéreas.

O Conselho esclarece que é incontestável que o transporte aéreo de animais domésticos apresenta desafios únicos que exigem cuidados especiais. A presença de médicos-veterinários capacitados nos aeroportos é fundamental para garantir que os animais recebam a atenção e os cuidados necessários desde o momento do embarque até o desembarque.

Em 2021, o presidente do CRMV-RJ na época, Romulo Spinelli, hoje vice-presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), e o então vice-presidente desta autarquia, Diogo Alves, atualmente presidente do regional, uniram esforços para buscar apoio parlamentar nessa questão. Juntamente com o presidente da Comissão Especial Parlamentar do CRMV-RJ, Duda Castro, foi protocolado na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 3296/2021. Este projeto estabelece a obrigatoriedade do acompanhamento dos animais domésticos transportados por via aérea, por médicos veterinários, em todas as fases do transporte aéreo nacional.

A aprovação deste projeto é fundamental para garantir a proteção e o bem-estar dos animais durante suas viagens aéreas. O CRMV-RJ reitera seu pedido às autoridades competentes para que reconheçam a importância dessa medida e ajam em prol da sua aprovação. É nosso dever assegurar que os animais sejam tratados com dignidade e respeito em todas as circunstâncias, e a presença de médicos-veterinários nos aeroportos é um passo nessa direção.

O CRMV-RJ agradece à GloboNews pelo espaço cedido para discutir a questão de extrema importância o bem-estar dos animais.