Onda de calor: CRMV-RJ relaciona dicas para os animais e a importância de uma avaliação clínica com médico-veterinário

Com as temperaturas subindo, é hora de garantir que os animais de estimação também estejam seguros e confortáveis durante o calor intenso. O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) compartilha dicas práticas para assegurar o bem-estar pets nesse período.

Lembrem-se que calor pode impactar negativamente nossos animais de estimação, e é dever dos responsáveis garantir que eles estejam seguros e confortáveis. Confira as dicas do CRMV-RJ:

Hidratação
Certifique-se de que os pets tenham acesso constante a água fresca, pois ajuda muito na diminuição da temperatura corporal. A desidratação é um risco real no calor, então mantenha os recipientes cheios e com fácil acesso.

Abrigo contra o sol
Proporcione áreas sombreadas para que os pets possam se proteger do sol forte. Lugares frescos são essenciais, especialmente para raças mais sensíveis ao calor.

Atenção aos passeios
Escolha horários mais amenos para os passeios, evitando o asfalto quente e o risco de queimadura dos coxins. O ideial é que aconteçam no início da manhã, quando o sol está mais fraco, ou à noite, quando ele está se pondo, evitando, assim, uma hipertermia – quando a temperatura fica mais alta que o normal, o que pode provocar, inclusive, a morte do animal

Pelagem
Escovar regularmente ajuda na ventilação da pele. Considerando a raça, um corte de pelo pode ser benéfico, mas sempre consulte um médico-veterinário primeiro.

Parasitas
Nas altas temperaturas, parasitas externos como pulgas e carrapatos encontram condições perfeitas para se reproduzir. Por isso, estejam com os cuidados preventivos em dia para evitar esse tipo de situação.

Doenças
A Leptospirose é uma doença infecciosa causada pelas bactérias do gênero Leptospira. É bastante conhecida, e prevalente em boa parte do mundo. Além de poder evoluir a óbito (se não for tratada corretamente), a Leptospirose chama a atenção por ser uma zoonose, ou seja, transmitida entre animais domésticos, silvestres e humanos. A enfermidade pode aparecer tanto no ambiente urbano como no rural, sendo o verão a época com maior número de casos. Fiquem atentos ao calendário vacinal.

Atenção aos sinais
Esteja atento a sinais de desconforto, como ofegância excessiva. Se notar algo incomum, não hesite em buscar ajuda de um profissional.

Rolar para cima