Comissão Estadual de Educação do CRMV-RJ participa do III Encontro de Coordenadores de Cursos de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo

A Comissão Estadual de Educação do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) marcou presença no III Encontro de Coordenadores de Cursos de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo. O evento, que contou com a abertura feita pelo presidente da Comissão Técnica de Educação e vice-presidente do CRMV-SP, Fabio Manhoso, proporcionou um espaço vital para a discussão de questões importantes para a formação profissional na área.

Entre os temas abordados durante o encontro estavam “Responsabilidade Técnica em instituições de ensino superior (IES)”, “Responsabilidade civil e ética do médico-veterinário: como estamos ensinando” e “A visão sistêmica como um caminho na educação do terceiro milênio”, apresentados por diferentes palestrantes especializados no assunto.

O destaque do evento foi a participação ativa dos coordenadores de cursos de ensino superior em medicina veterinária, que puderam compartilhar suas experiências e perspectivas sobre os desafios enfrentados na formação dos futuros profissionais da área.

O secretário geral do CRMV-RJ e presidente da Comissão Estadual de Educação, Paulo César Amaral Ribeiro da Silva, enfatizou a importância do evento, destacando a relevância dos temas abordados. “Este evento é de grande relevância com a abordagem de temas sensíveis e atuais na medicina veterinária, como a responsabilidade técnica, responsabilidade civil e ética, processos éticos e cíveis, e também a visão sistêmica na profissão”, afirmou.

Ele ainda acrescentou: “Os temas geram diversas dúvidas aos profissionais uma vez que a velocidade das mudanças na sociedade está ocorrendo de forma muito rápida. Surgiram conceitos modernos como, por exemplo, as famílias multi espécies, o aumento de conflitos sociais, mas também cada vez mais conflitos jurídicos que geram frustrações aos profissionais que precisam se preparar para esta nova realidade desafiadora.”

Ressaltando a importância de adaptar-se às novas realidades e áreas de atuação, o Paulo César destacou o papel fundamental do seminário para a Comissão de Educação do CRMV-RJ. “Este seminário tem grande importância para a comissão de educação do CRMV-RJ, uma vez que os assuntos tratam de temas comuns que repercutem na medicina veterinária nacional e internacional. Servem também de base para as ações futuras para os seminários, encontros, bem como as ações da comissão de educação do CRMV-RJ”, concluiu.

Rolar para cima