A importância dos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) nas clínicas veterinárias para garantia da segurança e bem-estar dos animais

Recentemente, um incidente lamentável chamou a atenção para a importância dos procedimentos operacionais padrão (POPs) nas clínicas veterinárias. Uma mulher levou sua gata para ser castrada em um posto veterinário, animal desaparece, e responsável alega que recebeu outro no lugar. Este caso levanta uma série de questões sobre a segurança e bem-estar dos animais durante os procedimentos médicos-veterinários.

Para entender melhor como os POPs podem evitar tais incidentes e garantir a qualidade dos serviços prestados nas clínicas veterinárias, o CRMV-RJ entrevistou o médico-veterinário Sergio Lobato, especializado em gestão técnica e presidente da Comissão de Ética Médica e Responsabilidade Técnica. O profissional ressalta a importância dos POPs como ferramenta essencial na padronização e garantia da qualidade dos processos em clínicas veterinárias.

“O mais importante é que os gestores veterinários entendam que a eficiência das operações precisa ter como propósito o bem-estar dos pacientes que estejam sob sua supervisão e consequente responsabilidade. Partindo deste princípio, é importante alertar que uma análise em grande parte dos estabelecimentos veterinários processos como admissão dos pacientes, definição sobre quem da equipe é responsável por determinado procedimento com o paciente, e acompanhamento da terapêutica utilizada no tratamento têm se apresentado como os principais riscos para o paciente, fato que se potencializa ainda com os erros na construção e formatação das instalações veterinárias”, explicou.

O médico-veterinário ainda sugere envolver a equipe na criação dos protocolos, pois são eles que vivenciam os processos diariamente. Além disso, Lobato destaca a importância do treinamento consistente da equipe para garantir a incorporação dos POPs na rotina da clínica.

Lobato também ressaltou a necessidade de realizar vistorias periódicas em todos os processos e educar continuamente a equipe: “A medida de controle para garantir a conformidade com POPs é a Vistorias periódicas em todos os processos de forma que todos os processos sejam constantemente avaliados! E educar sempre a equipe nesse processo, mostrando que você está ali para melhorar o trabalho e a expertise de todo mundo, garantindo que os pacientes sejam sempre os mais beneficiados.

Segundo o profissional, a melhor gestão de crise é aquela que evita a crise. Ele enfatiza que a documentação e o treinamento da equipe são a essência da educação continuada em Gestão Técnica.

“São simplesmente a essência da educação continuada em Gestão Técnica pois fundamentam os processos que evitam os erros. A equipe precisa ,mais do que apenas receber críticas, ser acolhida em suas dúvidas, orientada em suas rotinas e treinada constantemente nos processos e em todo o universo que envolve , como por exemplo comunicação efetiva. Esse foco diferenciado no treinamento e a atenção ao registro documental de todos os processos de atendimento ,com certeza irão garantir o bem estar dos pacientes e evitar a ocorrência de situações que muitas vezes beiram a surrealidade”, finalizou.

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