III Seminário Estadual de Educação em Medicina Veterinária do CRMV-RJ debate os principais desafios acadêmicos na implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Medicina Veterinária

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro realizou, nesta sexta-feira (26), o III Seminário Estadual de Educação em Medicina Veterinária (SEEMV). O evento aconteceu na sede desta autarquia, e reuniu diretores e coordenadores de curso, além de membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) de diferentes instituições de ensino e professores .

Estiveram presentes representantes da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Veiga de Almeida (UVA), Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), Centro Universitário de Valença (UNIFAA) , Universidade Estácio de Sá (Unesa), Universidade Augusto Motta (Unisuan), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Iguaçu (Unig), além dos membros da Comissão Estadual de Educação do CRMV-SP e do CRMV-PR, Glaucia Kanashiro, e Rodrigo Jesus Paolozzi, respectivamente; e representando a Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária do CFMV, a médica-veterinária Laura Beatriz Rodrigues.

O presidente da Comissão Estadual de Educação da Medicina Veterinária e secretário geral do CRMV-RJ, Paulo César Amaral Ribeiro da Silva, deu abertura ao Seminário e falou sobre a importância de debater o ensino em Medicina Veterinária, que é a base para a formação do profissional. Posteriormente, passou a palavra para o vice-presidente do Conselho, Diogo Alves, representando o presidente Romulo Spinelli.

“Nessa terceira edição do Seminário optamos por fazer no formato de bate-papo entre os coordenadores e demais representantes das instituições, com a ideia justamente de aproximar o Conselho das universidades, com temas escolhidos por vocês e que norteiem o desenvolvimento de projetos e ações que contribuam para o avanço da Medicina Veterinária”, disse Paulo Cesar Amaral.

O vice-presidente do Conselho, Diogo Alves, agradeceu a presença de inúmeros colegas e enfatizou a importância da saúde mental dos docentes e discentes. “Cuidar da saúde mental do corpo docente é primordial para que a educação evolua”, disse. A saúde mental dos universitários constitui um problema de saúde pública haja vista o significativo índice de adoecimento entre os discentes das instituições de ensino superior.

Na sequência, a palavra foi passada para os membros da Comissão Estadual de Educação da Medicina Veterinária, formada pelo Dr. Walker Nunes Chagas, Dr. André Vianna Martins, e Dra. Sandra Maria Gomes Thomé; e para os representantes das instituições, que trocaram experiências, dificuldades e apresentaram possíveis soluções, de temas como educação sócio emocional de docentes e discentes, entre outros.

Assuntos abordados

No período da tarde, foi dada palavra aberta aos diretores, coordenadores e membros do NDE sobre os temas mais votados no ato da inscrição , entre eles: treinamento e serviço, curricularização da extensão, e interdisciplinaridade.

Além disso, os participantes assistiram a apresentação do médico-veterinário e professor da UFF, Yuri Karaccas, sobre “Tecnologias Educacionais no contexto da educação médico veterinária”.

“O objetivo desta apresentação é a mudança de pensamento mais do que a incorporação meramente da tecnologia, com foco na aprendizagem em competências e habilidades, buscando um ensino 4.0 com práticas”, explicou o médico-veterinário.

Paulo César Amaral Ribeiro da Silva encerrou o evento colocando o CRMV-RJ à disposição para estar mais próximo do meio acadêmico, e informando que o Conselho estará fazendo visitas regulares nas instituições de ensino, ouvindo os anseios e necessidades dos coordenadores, compartilhando boas práticas e experiências e, dessa forma, buscando a união e o fortalecimento educacional no que tange a Medicina Veterinária.