CRMV-RJ solicita apoio ao Sindan para que indústrias veterinárias produzam imunibiológicos contendo no máximo 10 unidades por caixa, facilitando a aquisição por médicos-veterinários autônomos

O CRMV-RJ enviou uma importante solicitação ao Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) para que a corporação possa intervir junto às indústrias veterinárias para que estas produzam imunobiológicos (vacinas) em embalagens contendo no máximo 10 unidades por caixa. Essa medida visa facilitar a aquisição desses produtos pelos médicos-veterinários autônomos e em respeito ao Decreto 5053 do Mapa, seu art 20, VIII que diz: “produtos veterinários sejam vendidos na embalagem original, sem violação do dispositivo de fechamento ou lacre, e sem fracionamento na revenda”.

O CRMV-RJ esclarece que a proposta de embalagens contendo no máximo 10 unidades por caixa traz benefícios significativos para os médicos-veterinários, visto que com embalagens menores, eles terão acesso facilitado aos imunobiológicos, reduzindo o custo inicial de aquisição. Essa medida possibilitará um melhor planejamento das compras por parte dos profissionais autônomos, que não possuem alto capital de giro, tornando o acesso a esses medicamentos mais viável e sustentável.

O apoio do Sindan nessa questão é de extrema importância, uma vez que a parceria entre o CRMV-RJ e a indústria veterinária é fundamental para o avanço e desenvolvimento da profissão. A união dessas entidades fortalece a representatividade dos médicos-veterinários e contribui para que suas demandas sejam ouvidas e atendidas.

O Conselho espera que a solicitação seja bem recebida pelo Sindan e que as indústrias veterinárias estejam abertas a essa proposta, reconhecendo a relevância dos médicos-veterinários autônomos e a importância de viabilizar sua atuação por meio de um acesso facilitado aos imunobiológicos.

Com essa medida, fortaleceremos ainda mais a saúde animal, garantindo um cuidado adequado aos animais e contribuindo para o bem-estar de toda a sociedade.

Lembrando que o profissional autônomo deve ter o mesmo rigor na aquisição, acondicionamento e utilização dos imunobiológicos, assim como qualquer profissional que atua em estabelecimentos médicos veterinários possui, conservando estes imunobiológicos entre +2 a +8 °C.

CRMV-RJ: Sempre ao lado do profissional médico-veterinário.