Alimento seguro só com inspeção de médicos-veterinários: Contaminação por Salmonella desperta a importância da atuação do médico-veterinário na segurança dos alimentos

A notícia publicada pelo portal de notícias Metrópoles, sobre o cantor Gusttavo Lima ter contraído Salmonella – doença que afetam milhões de pessoas no mundo, revela a importância da atuação dos médicos-veterinários na segurança dos alimentos.

A Salmonella (Salmonellose) é uma bactéria da família das Enterobacteriaceae que causa intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte. É uma bactéria que possui duas espécies causadoras de doenças em humanos: S. enterica e S. bongori.

A Salmonella é eliminada em grande número nas fezes, contaminando o solo e a água. A sobrevida no meio ambiente pode ser muito longa, em particular na matéria orgânica. Pode permanecer viável no material fecal por longo período (anos), particularmente em fezes secas, podendo resistir mais de 28 meses nas fezes de aves, 30 meses no estrume bovino, 280 dias no solo cultivado e 120 dias na pastagem, sendo ainda encontrada em efluentes de água de esgoto, como resultado de contaminação fecal.

Os produtos agrícolas não processados, como hortaliças e frutas, e os alimentos de origem animal, como as carnes cruas, o leite e os ovos são veículos frequentes de salmonelas. A contaminação de origem fecal é geralmente a fonte para os produtos agrícolas, pela exposição à água contaminada; para o leite e os ovos, por meio da exposição direta; e para a carne, usualmente durante as operações de abate.

Existem mais de 250 tipos de doenças transmitidas por alimentos (DTAs) no mundo. No Brasil, a maioria das DTAs são causadas por Salmonella, Escherichia coli patogênica e Clostridium perfringens, pelas toxinas do Staphylococcus aureus e Bacillus cereus.

Considerando que a principal via de transmissão de Salmonella está na cadeia alimentar, sua presença em animais, criados com objetivo comercial, aponta esse microrganismo como o mais incidente e relevante agente etiológico de enteroinfecções. Isso ocasiona perdas de milhões de dólares para a indústria, particularmente de bovinos, suínos e aves, tanto para o mercado interno quanto para exportação, sendo que, em alguns países, a rigidez na inspeção representa necessidade constante de qualidade.

O profissional responsável por garantir a higiene e biossegurança ideal, durante todas as etapas de produção, tomando as devidas medidas preventivas contra este risco é o médico-veterinário.

A campanha do CRMV-RJ “Alimento seguro, só com inspeção de médicos-veterinários” vem para alertar sobre os riscos de consumir alimentos sem a inspeção sanitária de médicos-veterinários e a importância desses profissionais na cadeia alimentar.

Rolar para cima