A força da mulher brasileira impulsionando o país, a Medicina Veterinária e a Zootecnia: Conheça a história de Raísa Godói

“Vivo um dia de cada vez, tentando sempre não me cobrar tanto. É uma balança que nunca vai estar 100% equilibrada. Eu me permito viver de forma muito leve esses meus dois lados”. Assim resume Raísa Godói (CRMV-RJ 14971) sua jornada como mulher na medicina veterinária, uma trajetória marcada por dedicação e equilíbrio entre as demandas profissionais e pessoais. Essa dualidade, tão presente na vida de tantas mulheres, é o cerne de uma história de superação e realizações no desafiador universo profissional.

Ao abandonar a carreira na engenharia e abrir mão de uma empresa familiar, Raísa escolheu seguir sua paixão pela medicina veterinária, desafiando crenças arraigadas e abrindo caminho para um propósito. Na carreira, dedicou-se à área de gastroenterologia e endoscopia veterinária, refletindo não apenas uma busca por excelência técnica, mas também um compromisso com a educação continuada.

Atualmente, Raísa lidera projetos de educação online e contou que tem por objetivo o compromisso com uma medicina mais homogênea e acessível, um exemplo de como mulheres podem impulsionar o desenvolvimento e a inovação na área.

“Acredito muito no potencial do estudo/pesquisa e projetos que fazem com que as informações cheguem a todos os profissionais para que tenhamos uma medicina mais homogenia e de qualidade. Não é porque estou no interior que eu não posso buscar o melhor tratamento para o meu paciente. Eu acredito muito nesse trabalho, principalmente pelo fato de que posso fazê-lo pela internet e alcançar pessoas de qualquer lugar do mundo”, contou.

A profissional destaca a importância do olhar feminino na medicina veterinária, capaz de unir sensibilidade e determinação de forma única.

“Estamos em peso fazendo com que a medicina veterinária no brasil cresça tanto no quesito qualidade como no quesito de estudo e ciência. Hoje vejo grandes estudos e trabalhos liderados por mulheres, essa contribuição tem peso ouro dentro da ciência e inspira muitas outras a buscar essa área de pesquisa, que faz com que a nossa qualidade sempre se mantenha crescente. Outro ponto importante é o olhar feminino dentro da profissão, apesar de sermos vistas muitas vezes frágeis, nos colocamos fortes quando precisamos ser e temos um olhar zeloso, o famoso toque feminino que faz toda diferença dentro da nossa profissão”, declarou a profissional.

Coordenadora de pós-graduação e sócia de uma empresa de cursos, Raísa evidencia que sua jornada é repleta de realizações profissionais, desde trabalhar ao lado de pessoas admiráveis até contribuir para a educação continuada. Seu conselho às mulheres que ingressam na profissão é claro: “Só é lembrado quem é visto. Então mergulha nesse mundo da veterinária e faça dele seu proposito. Desafios, dificuldades e medo fazem parte do processo natural da vida”.