A força da mulher brasileira impulsionando o país, a Medicina Veterinária e a Zootecnia: Conheça a história de Márcia Regina Bussons

“Minha jornada na Zootecnia foi marcada por paixão e desafios. Desde a graduação, após conhecer várias áreas, me apaixonei pela piscicultura e como eu era da primeira turma de Zootecnia da Unioeste, Campus Marechal Cândido Rondon/PR, senti o desafio de ser a única da turma a trabalhar com Piscicultura, enquanto meus colegas estavam indo para outras áreas”.

Com essas palavras, Márcia Regina Fragoso Machado Bussons (CRMV-RJ 00904/Z) resume não apenas sua trajetória, mas também a determinação e a força que impulsionam as mulheres na Zootecnia. Seu relato ecoa não só como uma narrativa pessoal, mas como um símbolo da resiliência e do comprometimento das mulheres em uma área predominantemente masculina.

Zootecnista com mestrado e doutorado em Aquicultura; e tecnóloga em processos gerenciais, Márcia possui experiência há 23 anos em piscicultura, já trabalhou com gestão de uma fazenda/piscicultura, produção de formas jovens/alevinos a engorda, assistência técnica, docência e extensão. Atualmente atua como técnica em uma piscicultura no Oeste do Paraná, na qual é responsável pela produção de formas jovens de tilápia do Nilo.

Enfrentando desafios desde o início de sua carreira, Márcia destaca a necessidade constante de provar sua capacidade e competência em um ambiente predominantemente masculino.

“O ambiente predominantemente masculino exigia que eu constantemente provasse minha capacidade e competência. Para superar esses obstáculos, me agarrei à minha paixão pela área (piscicultura) e trabalhei duro para provar meu valor”, ressalta.

Uma das maiores realizações de Márcia foi ser reconhecida entre as mulheres mais influentes da Aquicultura Brasileira, quando foi selecionada entre mais de 100 mulheres em um prêmio de Personalidade Feminina da Aquicultura Brasileira, ficando entre as 5 mais influentes do Brasil (prêmio Aquishow 2022).

Além disso, seu papel como educadora e mentora, guiando e inspirando as próximas gerações de profissionais, adiciona uma dimensão ainda mais profunda a seu legado.

“Contribuí para a formação de novos profissionais como professora universitária e como supervisora de estágio. Ver meus alunos se tornarem zootecnistas e médicos-veterinários competentes e apaixonados pela área é uma grande recompensa”, destaca.

No que diz respeito à visão sobre o papel das mulheres na Zootecnia, Márcia enfatiza sua importância fundamental para o progresso da sociedade e do país.

“As mulheres têm um papel fundamental na zootecnia, tanto em termos de contribuição para a sociedade quanto para o desenvolvimento do país. Nossa sensibilidade, organização e capacidade de trabalho em equipe são essenciais para o sucesso da área. Além disso, trazemos uma perspectiva única para a resolução de problemas e para a tomada de decisões. Acredito que a participação cada vez maior das mulheres na zootecnia é um fator crucial para o progresso do setor”, explica.

A profissional destaca que, para alcançar a igualdade de gênero na Zootecnia, é preciso de mais mulheres em cargos de liderança e em posições de decisão, além de ter maior reconhecimento do seu trabalho e garantir o acesso igualitário a oportunidades de carreira.

“As mulheres podem continuar a impulsionar o desenvolvimento e a inovação na zootecnia através da sua criatividade, perspicácia e capacidade de trabalho em equipe. Acredito que a participação feminina é essencial para a busca de soluções inovadoras para os desafios do setor, incentivar a participação feminina em pesquisas, projetos e eventos é fundamental para fortalecer a presença das mulheres no setor”, disse.

Ao finalizar, Márcia oferece um conselho encorajador para mulheres que desejam seguir uma carreira na Zootecnia: “Sejam apaixonadas, persistentes e busquem sempre aprimorar seus conhecimentos. Não se deixem intimidar pelos desafios e acreditem em seu potencial. A zootecnia precisa da força e da inteligência das mulheres para continuar crescendo e se desenvolvendo”.

Essa matéria faz parte da campanha “A força da mulher brasileira impulsionando o país, a Medicina Veterinária e a Zootecnia” promovida pelo CRMV-RJ.

Rolar para cima