A força da mulher brasileira impulsionando o país, a Medicina Veterinária e a Zootecnia: Conheça a história de Daniele Rodrigues

Daniele Rodrigues de Souza (CRMV-RJ 8514) enfrentou, desde cedo, desafios para alcançar seus sonhos. Vinda de uma família humilde, filha de um motorista de ônibus e uma professora, sua jornada pessoal e profissional foi marcada pela determinação e pelo compromisso com sua vocação. Em meio a dificuldades financeiras, ela encontrou forças para seguir adiante e se tornar uma respeitada medica-veterinária especializada em biotécnicas reprodutivas equinas.

No entanto, os desafios não pararam por aí. Ela conta que logo no início de sua carreira, enfrentou o preconceito e a descrença de colegas. Em um estágio em uma hípica, foi humilhada e desencorajada por um profissional renomado.

“O primeiro e mais marcante desafio foi quando iniciei um estágio com um profissional famoso e na frente do meu pai e minha mãe eu fui humilhada. O colega disse que eu não teria condições nenhuma de ser uma veterinaria. Estava no meu primeiro período de faculdade. O segundo maior desafio foi o machismo. Estudei em Campos, na Universidade Estadual Norte Fluminense – Darcy Ribeiro, e a cultura de mulheres atuar como especialista em equinos foi um tabu. Apesar de não atuar mais, eu também sou especialista em clínica e cirurgia equina e fisioterapia equina, então no hospital veterinário, como residente, fazia muita consulta popular na região, e depois de formada os grandes fazendeiros e peões tinham preconceito e me testaram bastante até eu mostrar e conquistar o meu espaço”, declarou.

Ela conta que uma das maiores realizações foi a aquisição de sua própria propriedade e a montagem de uma central de transferência de embriões. Fruto de anos de trabalho árduo e amor pela profissão, esse projeto representa não apenas um marco em sua carreira, mas também uma inspiração para outras mulheres que desejam seguir seus passos.

Para Daniele, o papel das mulheres na Medicina Veterinária e Zootecnia é fundamental para o desenvolvimento do país. Ela cita que o pioneirismo e dedicação das mulheres tem contribuído significativamente para a sociedade.

“Hoje vejo que temos na medicina veterinária uma área muito aberta para mulheres através do pioneirismo que eu e mais mulheres que começaram na minha época abriram com muita luta, deixando este legado”, contou.

Além de suas realizações profissionais, Daniele também se destaca por seu trabalho comunitário. A profissional é idealizadora de um projeto de equoterapia em sua cidade natal, Rio Bonito, que oferece terapias para crianças e adultos com deficiências físicas e mentais, onde mais de 200 pacientes já foram atendidos.

Ao equilibrar suas responsabilidades profissionais e pessoais, a profissional enfatiza a importância de reservar tempo para si mesma e para sua família. Para ela, o amor pelo que faz é o combustível fundamental para o sucesso, e é esse amor que a impulsiona a superar todos os obstáculos.

Daniele ainda contou que acredita que a mudança em direção à igualdade de gênero na Medicina Veterinária e Zootecnia já está acontecendo. Segundo ela, com determinação, dedicação e trabalho em equipe, as mulheres têm conquistado seu espaço e mostrado que são tão capazes quanto os homens na profissão.

Ela ainda deixou um conselho para outras mulheres que desejam seguir uma carreira na área: “Podemos estar onde quisermos. A dificuldade vai existir em todas as áreas, mas a determinação e a coragem de uma mulher empenhada não têm fronteiras, pois o nosso diferencial é que colocamos amor no que fazemos, sendo o combustível fundamental para o sucesso”.

Esta matéria faz parte da campanha “A força da mulher brasileira impulsionando o país, a Medicina Veterinária e a Zootecnia”, uma homenagem às mulheres que estão deixando sua marca na profissão.

Rolar para cima