CRMV-RJ e CFMV articulam estratégias para garantia de mercado de trabalho aos médicos-veterinários

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) enviou um ofício ao Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) no último dia 31 de janeiro, solicitando a intercessão junto ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática em prol dos milhares de médicos-veterinários, enfatizando a importância desses profissionais para o país.

No ofício, foi sugerida a inclusão da realização de um concurso público para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) como pauta de uma reunião com a ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva. O CRMV-RJ destacou ainda que a contratação de servidores para o Ibama e para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é primordial para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

É importante ressaltar que, em 4 de janeiro, os funcionários do Ibama iniciaram uma paralisação das atividades em busca de contratações e melhores condições de trabalho. Atualmente, o Ibama conta com apenas 52% do quadro preenchido por servidores em atividade, o que tem impactado significativamente o licenciamento e outras atividades essenciais.

A Lei 5.517/68 atribui ao médico-veterinário diversas competências, incluindo a assistência técnica e sanitária aos animais, bem como ações relacionadas à defesa da fauna, como o controle da exploração das espécies de animais silvestres.

O CRMV-RJ solicitou o apoio do CFMV reforço a necessidade de maior atenção do Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática, visando aumentar o número de vagas para os profissionais médicos-veterinários. O CFMV prontamente atendeu ao pedido, realizando uma visita ao MMA em 2 de fevereiro.

Durante a visita, a presidente do CFMV, Ana Elisa Almeida, protocolou um ofício reforçando o alinhamento das competências de médicos-veterinários e zootecnistas com as áreas de atuação do Ministério. Ana Elisa destacou o importante papel desses profissionais nas atividades do MMA, que abrangem a conservação da fauna, a saúde animal e a gestão ambiental.

Essa iniciativa demonstra o compromisso das autarquias com a valorização e reconhecimento da importância dos médicos-veterinários e zootecnistas para a sociedade e o meio ambiente e agradece o apoio ao Federal em atender rapidamente a solicitação deste regional.