Janeiro Branco: Não deixe o cuidado com a saúde mental passar em branco

Janeiro é o mês que marca o início de um novo ano, repleto de esperanças e metas a serem alcançadas. No entanto, é também o momento ideal para refletir sobre um aspecto de nossas vidas muitas vezes negligenciado: a saúde mental. O Janeiro Branco surge como uma campanha dedicada a conscientizar e promover o cuidado com o bem-estar psicológico, buscando destaque para a importância da saúde mental na construção de uma vida equilibrada e plena.

Essa é uma oportunidade para médicos-veterinários e zootecnistas refletirem sobre a própria saúde mental e se engajarem na promoção de práticas que contribuam para o bem-estar emocional.

De acordo com levantamento conduzido pela Kyne-tec, 84% dos médicos-veterinários se sentem ansiosos, reprimidos ou irritados. Foram ouvidos 1.993 profissionais da área, entre 28 de junho a 26 de julho de 2022, de todas as regiões do país.

O ambiente profissional, muitas vezes desafiador, pode impactar significativamente a saúde mental dos profissionais. Lidar com situações de emergência, com a fadiga de compaixão, demandas intensas e até mesmo o contato com situações emocionalmente desafiadoras, como a eutanásia, pode gerar estresse e exaustão. Portanto, é fundamental reconhecer a importância de cuidar da própria saúde mental para manter um desempenho profissional eficiente e compassivo.

“Considerando os altos índices de ansiedade e depressão, fadiga emocional e física, estresse e exaustão, abandono de carreira e até atitudes extremas por desespero, que a inspiração para este início de 2024 ganhe foco: cuide-se para resistir! Buscar o compromisso com o equilíbrio entre vida e trabalho será restaurador, mas algo que sempre precisaremos exercitar. Aos colegas ‘vets’, que fique em destaque neste Janeiro algo que precisa nos acompanhar desde os tempos da faculdade: V-ida, E-quilibrio, T-rabalho”, declarou a médica-veterinária, Andrea Marinho (CRMV-RJ 3721).

Confira as dicas do CRMV-RJ:

  1. Conversas abertas: Estimule o diálogo sobre saúde mental no ambiente de trabalho. Criar um espaço seguro para discussões pode reduzir o estigma e encorajar a busca por ajuda quando necessário.
  2. Autocuidado: Promova a prática de hábitos saudáveis, como exercícios físicos regulares, alimentação balanceada e horas adequadas de sono. O autocuidado é fundamental para o equilíbrio mental.
  3. Busca por ajuda profissional: Incentive a procura por ajuda psicológica quando necessário. Profissionais da saúde podem se beneficiar do suporte de um psicólogo ou psiquiatra.

Ao abraçar essa campanha, o CRMV-RJ contribui não apenas para o bem-estar dos médicos-veterinários e zootecnistas, mas também para a construção de uma sociedade mais consciente e solidária em relação à saúde mental.

Rolar para cima