Alerta: Cuidados com animais durante passeios no calor para evitar queimaduras nos coxins

Com a chegada do verão e o aumento das altas temperaturas, muitos responsáveis de animais de estimação procuram praias e áreas ao ar livre para passeios com seus pets. No entanto, é fundamental estar atento aos cuidados necessários para proteger os animais do calor excessivo, principalmente quanto ao perigo das queimaduras nos coxins, as almofadinhas das patinhas dos pets. O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) destaca a importância desses cuidados para garantir a saúde e o bem-estar dos animais durante os passeios nesta temporada.

“Durante o verão, as altas temperaturas podem resultar em danos sérios às patinhas dos animais, causando desconforto, dor e até lesões mais graves, como queimaduras de 1°, 2° e 3° graus, ou até a intermação (quadro em que a temperatura do animal ultrapassa os 42°C e tem alta letalidade. É crucial adotar medidas preventivas para garantir a segurança e a saúde dos nossos companheiros de quatro patas”, destacou o conselheiro do CRMV-RJ, Marco Antonio Andrade Rodrigues.

O conselheiro ainda orientou os responsáveis a realizarem passeios em horários mais frescos, como início da manhã (até às 07h) ou final da tarde (após às 19h30), evitando os momentos de maior incidência solar e temperatura elevada da superfície.

“É importante verificar a temperatura do solo antes de permitir que os animais caminhem sobre ele. Uma dica simples é encostar a palma da mão ou o seu dorso na superfície por alguns segundos. Se estiver muito quente para você, estará muito quente para as patinhas do seu pet”, alertou Marco.

Além disso, Marco Antonio recomenda o uso de protetores solares específicos para animais, especialmente nas áreas mais sensíveis, como o nariz e coxins das patas, a fim de evitar queimaduras e possíveis complicações decorrentes do excesso de exposição solar.

O CRMV-RJ destaca que a prevenção é a chave para garantir o bem-estar dos pets. Seguindo as orientações e mantendo um olhar atento às necessidades dos animais, é possível desfrutar do verão com segurança.

Rolar para cima