CRMV-RJ reivindica maior remuneração salarial para médicos-veterinários no concurso público da Prefeitura de Miracema

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) vem atuando fortemente na busca da valorização do profissional médico-veterinário.

Nesta seara, o CRMV-RJ observou módicos R$ 2.575,22 de vencimento básico por mês aos médicos-veterinários em concurso público da Prefeitura de Miracema e, por meio do diretor jurídico André Siqueira, encaminhou um ofício ao gestor municipal, ressaltando a necessidade de alterações no Edital nº 1, de 20 de outubro de 2023, que convoca candidatos para o preenchimento de vagas.

Esta autarquia destaca a importância de observar certos pontos críticos do edital, levantando a preocupação com o vencimento básico oferecido para o cargo de médico-veterinário, que está abaixo do piso salarial estabelecido pela Lei Federal nº 4950-A/66. A lei fixa em seis salários mínimos por 30 horas semanais.

Além disso, observamos a necessidade de reclassificação do médico-veterinário dentro do quadro de cargos, reiterando que o profissional deve ser reconhecido como parte integrante da área da saúde.

O CRMV-RJ enfatiza, ainda, a importância da atuação do médico-veterinário não apenas na saúde animal, mas também na promoção da saúde pública, prevenção de zoonoses e segurança alimentar.

O Conselho confia na sensibilidade do prefeito e se coloca à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais necessários.

Sejam bem-vindos ao novo.