CRMV-RJ reforça pedido para majoração salarial de médicos-veterinários em concurso público a ser realizado em Nova Friburgo

Mais uma vez, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) vem a público repudiar a Prefeitura de Nova Friburgo/RJ quanto à remuneração de médicos-veterinários no próximo concurso a ser realizado no município. Esta autarquia esclarece que a forma como o concurso vem sendo proposto demonstra uma desvalorização com o profissional médico-veterinário e com a saúde pública, uma vez que tal remuneração não é sequer competitiva: ínfimos R$ 1904,22.

O Conselho reitera que é totalmente favorável à realização de concursos públicos para médicos-veterinários, porém os salários e a carga horária devem ser coerentes e compatíveis com o mercado e a valorização profissional.

Importante ressaltar que o salário oferecido está na contramão da mobilização nacional da classe médica veterinária.

Destacamos que a Medicina Veterinária não pode, e não deve, ser tratada de forma distinta em relação à Medicina Humana. Conforme estabelecido pela Organização Mundial da Saúde e pela Resolução nº 287/98 do Conselho Nacional da Saúde, a Medicina Veterinária, assim como a Medicina Humana, faz parte da área da saúde. Portanto, não existe justificativa para que o edital do concurso a trate de maneira tão discriminatória.

A igualdade de condições e remuneração entre médicos-veterinários e outros profissionais da saúde é fundamental não apenas para reconhecer o valor da profissão, mas também para garantir a qualidade dos serviços prestados à população.

O CRMV-RJ reitera seu compromisso em buscar a equidade e justiça salarial para os médicos-veterinários, garantindo que eles sejam devidamente valorizados em suas funções e contribuam plenamente para o bem-estar da comunidade.

“Caso não haja uma sensibilização por parte do prefeito para uma adequação salarial digna, o CRMV-RJ através do seu departamento jurídico, irá avaliar a possibilidade de ingressar com um mandado de segurança contra o edital lançado pela Prefeitura de Nova Friburgo/RJ”, afirma o presidente do conselho, Diogo Alves.

Este é o seu novo CRMV-RJ. Mais presente e, cada dia mais, protegendo aquele que é o motivo de sua existência: Os médicos-veterinários!