CRMV-RJ lamenta vídeo da Prefeitura de Belford Roxo que induz a população a acreditar que serviços médicos-veterinários em clínicas particulares possuem alto custo

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) lamenta exposição da liberdade de expressão de uma cidadã no vídeo divulgado pela Prefeitura de Belford Roxo sobre o Dia D da vacinação antirrábica animal. A gravação, veiculada no Instagram oficial do órgão, sugere de maneira equivocada que as clínicas particulares praticam preços elevados, utilizando a citação da cidadã: “Nas clínicas [veterinárias] é muito caro, e eu tenho mais de um animal.”

O Conselho entende a importância da promoção de campanhas de vacinação para a saúde pública e animal. Contudo, é importante que as informações transmitidas sejam precisas e não prejudiquem a imagem da classe médica veterinária, composta por profissionais dedicados ao bem-estar dos animais e à saúde da população.

A liberdade de expressão é um direito fundamental, mas sua utilização em contextos que possam desinformar a população e prejudicar a reputação dos profissionais é preocupante. A afirmação generalizada de que as clínicas particulares são “muito caras” pode criar uma percepção distorcida sobre os serviços oferecidos pelos médicos-veterinários.

O CRMV-RJ reforça que a prática da medicina veterinária envolve custos associados a instalações adequadas, formação contínua, equipamentos especializados e insumos de qualidade, que garantem um atendimento de excelência aos animais. Desvalorizar o trabalho desses profissionais pode comprometer a qualidade dos serviços prestados.

Esta autarquia solicita à Prefeitura de Belford Roxo que revise a abordagem em suas campanhas, evitando generalizações que possam prejudicar a reputação da classe veterinária e desinformar a população. O CRMV-RJ se coloca à disposição para colaborar na divulgação de informações precisas e construtivas.

Reiteramos nosso compromisso em zelar pela ética, integridade e respeito na prática da Medicina Veterinária.