A banalização da indústria do dano moral e sua repercussão na Medicina Veterinária no estado do Rio de Janeiro

O CRMV-RJ tem observado um aumento na demanda por denúncias éticas nesta autarquia nos últimos anos. Observa-se que os responsáveis por animais têm utilizado possíveis condenações éticas dos profissionais como base para ações judiciais. Entretanto, se o órgão de classe, que funciona como Tribunal de Honra, condena um profissional na esfera ética, é muito provável que essa condenação sirva de subsídio para uma possível condenação na justiça comum.

A abertura de um processo ético não pode se contentar com suposições ou conjecturas desfavoráveis ao denunciado, uma vez que é extremamente necessária a demonstração de provas ou de, pelo menos, a existência de elementos probatórios mínimos para a instauração de processo ético profissional.

O Conselho enfatiza que os médicos-veterinários fazem parte de uma profissão de alto risco, e o êxito do trabalho não depende exclusivamente da atuação profissional, mas também de múltiplos fatores que independem da vontade do médico-veterinário.

É fundamental que os médicos-veterinários estejam cientes das implicações decorrentes de processos, buscando medidas preventivas e estratégias eficazes para mitigar os riscos e preservar a própria carreira e reputação, evitando desgastes emocionais que podem resultar na perda da capacidade financeira e laboral.

Rolar para cima