CRMV-RJ alerta: o médico-veterinário imuniza os animais precedido por uma avaliação clínica

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) constantemente é informado, por meio de inúmeras denúncias, que “a vacina aplicada em determinada loja resultou no falecimento do meu cachorro”. As conhecidas “vacinas de balcão” em lojas agropecuárias podem parecer atrativas devido ao custo reduzido, no entanto, é importante ressaltar que, além de não representarem um ato médico, sua aplicação por leigos pode acarretar sérios riscos para os animais.

O CRMV-RJ informa que recebe essas denúncias e encaminha às autoridades sanitárias competentes, posteriormente instaurando processos éticos em desfavor do responsável técnico dos devidos estabelecimentos, em razão de possíveis negligências profissional.

Embora seja reconhecido que os imunobiológicos são registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e têm sua eficácia comprovada, é importante destacar que o ato de imunização demanda mais do que a simples aplicação de uma vacina. Requer conhecimento técnico e uma avaliação individualizada das necessidades de cada animal. Os médicos-veterinários não apenas realizam a aplicação de vacinas, mas também conduzem avaliações clínicas prévias para garantir a segurança e eficácia de cada procedimento.

Inclusive, a decisão de cobrar ou não por uma consulta prévia à imunização de um animal é de responsabilidade do profissional, sem restrições por parte deste Conselho.

O CRMV-RJ destaca a distinção entre o atendimento oferecido por um atendente e o cuidado personalizado fornecido por um médico-veterinário. A escolha entre simplesmente administrar uma vacina e efetivamente imunizar faz toda a diferença na saúde a longo prazo dos animais de estimação.

Assim, ao ponderar sobre a saúde do seu animal de estimação, é fundamental ter em mente: qualquer pessoa pode administrar uma vacina, mas apenas um médico-veterinário é capaz de verdadeiramente imunizar da forma correta.

O CRMV-RJ está empenhado em assegurar que essa distinção seja compreendida e valorizada.

É importante observar que estabelecimentos como pet shops e lojas agropecuárias estão autorizados unicamente a comercializar vacinas, sem permissão para realizar a aplicação (exceto aqueles que possuem um consultório veterinário equipado para tal procedimento).

A venda de vacinas é considerada um produto; já o ato de vacinação representa um procedimento médico.

Valorize o profissional médico-veterinário que cuida do seu animal.

Sejam bem-vindos ao novo CRMV-RJ, mais atuante e comprometido na defesa do ato médico-veterinário e na sua valorização para a sociedade!

Para relatar casos semelhantes ou denunciar outras situações, acesse aqui.