Você sabia que um médico-veterinário contribuiu para o desenvolvimento da vacina BCG contra a tuberculose?

A Medicina Veterinária desempenha um papel fundamental em várias áreas da sociedade, estando presente na saúde humana, dos animais e ambiental (One Health/Saúde Única)

A vacina BCG, recomendada para proteger bebês contra a tuberculose – uma doença grave transmitida pelo ar que pode afetar todos os órgãos do corpo, especialmente os pulmões – recebe esse nome devido à sua composição, que contém o Bacilo de Calmette-Guérin. Mas você conhece Guérin?

Jean-Marie Camille Guérin, nascido em 1872 na França, foi um médico-veterinário, bacteriologista e imunologista notável por ter desenvolvido, em colaboração com o médico e bacteriologista francês Albert Calmette, a vacina BCG.

🇫🇷🇧🇷 Essa importante vacina começou a ser desenvolvida em 1906 e, em 1921, foi administrada pela primeira vez em pacientes em um hospital na França. Em 1927, ela começou a ser utilizada no Brasil.

A BCG foi obtida a partir de uma amostra da bactéria Mycobacterium bovis, responsável pela transmissão da tuberculose entre bovinos, que é uma espécie diferente da bactéria Mycobacterium tuberculosis, causadora da doença em seres humanos.

Em referência à data em que essa descoberta foi feita, o Dia da Vacina BCG é comemorado anualmente no Brasil em 1º de julho.

Embora a vacina não tenha eficácia de 100% na prevenção da tuberculose pulmonar, a vacinação em massa protege e permite a prevenção de formas graves da doença, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar.

Rolar para cima