CRMV-RJ repudia e lamenta cenas de maus-tratos a um animal dentro de um quartel no Rio de Janeiro e protocolado ofício solicitando providências ao Exercício Brasileiro

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) teve acesso a um vídeo que circula nas redes sociais onde um militar do Exército Brasileiro aparece chutando um animal dentro de um quartel localizado em Bonsucesso, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Aproveitando-se da fragilidade animal, o militar se aproxima e dá um chute, arremessando o animal para longe.

O registro, aparentemente, é feito por amigos do militar, que avisam que estão filmando, e o incentivam a maltratar o animalzinho. Com o pontapé covarde, o pequeno e indefeso animal voa longe e some do alcance da câmera, para alegria dos outros fardados, que gargalham com o ato abominável.

Cabe ressaltar que no Brasil, existe uma legislação que protege contra a crueldade animal, a Lei Federal n.º 9.605, de 1998. De acordo com o artigo 32 da lei, é considerado crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A pena é detenção, de três meses a um ano, e multa, podendo ser aumentada de um sexto a um terço, se ocorrer a morte do animal.

O CRMV-RJ enfatiza que não compactua com nenhum tipo de violência a animais de qualquer espécie. Ao tomarmos conhecimento do fato, após a análise das imagens, protocolamos ofício solicitando providências ao Exército Brasileiro.

O CRMV-RJ afirma que neste caso, o episódio não tem natureza política, pois trata-se de um caso de covardia e brutalidade inacreditáveis.

Toda vida importa.

Rolar para cima