Ator Márcio Garcia é processado pela Abraleite após criticar consumo de leite no Brasil e apontar supostos maus-tratos aos animais

O CRMV-RJ expressa total apoio à iniciativa da ABRALEITE, que propôs ação indenizatória em face do ator e apresentador Márcio Garcia, em busca da reparação dos danos morais coletivos causados por informações falsas sobre a produção de leite no Brasil.

Recentemente, Márcio Garcia divulgou um vídeo difamatório que, infelizmente, distorce a realidade do setor, alegando práticas de maus-tratos aos animais e desafiou os valores nutricionais do leite brasileiro.

O vídeo em referência presta uma clara desinformação, induzindo em erro aqueles que desconhecem a rotina de produção leiteira. Os produtores de leite são os maiores interessados na garantia do bem-estar animal , uma vez que vacas bem nutridas, bem tratadas e relaxadas comprovadamente produzem maior quantidade de leite. Assim, o bem-estar animal está na base de qualquer modelo eficiente de produção de leite.

O CRMV-RJ se solidariza aos milhares de produtores de leite que diariamente lidam com diversos desafios, principalmente com infraestrutura da propriedade, falta de mecanização, a falta de mão de obra familiar, desistência dos filhos em continuar com a produção leiteira, a legislação, e a questão da comercialização associado a instabilidade do preço.

Cabe ressaltar que não vemos incentivos por parte do governo e há enormes dificuldades em se ter uma produção viável economicamente, e mesmo assim, o setor é resiliente. A Argentina, por exemplo, subsidia 40% da produção local, barateando os custos. O IBGE mostrou que a produção de leite caiu 5,5% no país em 2022, e só nos 3 primeiros meses de 2023, importamos seis milhões de litros de nossos parceiros do Mercosul, fora a importação de leite em pó, que também “disparou”, ressaltando uma “concorrência desleal” que penaliza os produtores familiares.

Diga não às “Fake News”!

Juntos, vamos defender a verdade e o compromisso com o bem-estar animal na produção de leite.

Rolar para cima