Em seu primeiro ato, presidente do CRMV-RJ protocola denúncia de maus-tratos e exercício ilegal da profissão contra marido de ex-assistente de palco do Domingão do Faustão da Rede Globo

O CRMV-RJ, representado pelo presidente desta autarquia, o médico-veterinário, Diogo Alves, compareceu recentemente à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), na Cidade da Polícia, no Rio de Janeiro, para denunciar o marido de uma apresentadora e ex-assistente de palco do programa Domingão do Faustão, da Rede Globo, por exercício ilegal da profissão e maus-tratos.

O denunciado postou um vídeo em sua rede social no qual mostra um cão supostamente sedado por ele. Cabe ressaltar que o animal estava em risco iminente à saúde e deveria ter sido encaminhado para atendimento por um profissional habilitado por lei, o médico-veterinário, o que não foi feito.

Na denúncia, o presidente questionou às autoridades policiais como o denunciado adquiriu o anestésico, visto que o mesmo é uma medicação de tarja vermelha que necessita receituário especial para sua aquisição.

Caso fique comprovado que algum profissional médico-veterinário tenha cedido o fármaco, o mesmo será arrolado em um processo ético disciplinar que pode culminar com a cassação do seu exercício profissional.

O CRMV-RJ ressalta que o médico-veterinário é o único profissional qualificado e habilitado para exercer a prática clínica em todas as suas modalidades, segundo a Lei Federal nº 5.517/68, art. 5º, alínea a.

É evidente o risco de sedar um animal sem o devido monitoramento, visto que o cão pode sofrer bradicardia e hipotensão, e vir à óbito.

O Conselho entende que um leigo, por desconhecer noções de anatomia, fisiologia e bioquímica, não anestesia adequadamente um animal, deixando-o a mercê da própria sorte, praticando atos de maus tratos.

Hoje, existe à disposição da medicina veterinária uma variedade de técnicas, fármacos e equipamentos para serem usados em anestesia. E o mais importante: existe o anestesista médico-veterinário. Este profissional se dedica exclusivamente ao cuidado do paciente durante a cirurgia e ao controle da dor no trans e pós-cirúrgico.

Medicina Veterinária: uma profissão que merece respeito.

Nasce um novo CRMV-RJ, mais dinâmico e atuante, em defesa do profissional médico-veterinário.

O CRMV-RJ defende o ato médico e as atividades privativas, previstas por lei. Diga não aos maus-tratos aos animais.