Semana do Consumidor – O ato vacinal deve ser sempre precedido por uma consulta médica

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) reafirma que o ato vacinal deve sempre ser precedido por uma consulta médica e destaca que não há imunização vacinal sem uma avaliação clínica adequada.

A consulta pré-vacinal é um momento essencial em que o médico-veterinário pode avaliar o estado de saúde do animal, identificar possíveis contraindicações para a vacinação e recomendar o esquema vacinal mais adequado para as necessidades individuais do paciente. Além disso, durante essa consulta, o profissional pode esclarecer dúvidas do responsável pelo animal sobre a importância da vacinação e os potenciais efeitos colaterais.

É importante ressaltar que, quanto à cobrança pela consulta pré-vacinal, o CRMV-RJ não limita ou impõe qualquer restrição. A autonomia profissional do médico-veterinário é sempre preservada nesse aspecto, permitindo que o profissional estabeleça suas próprias diretrizes em relação à cobrança por serviços prestados.

Ao garantir que o ato vacinal seja precedido por uma consulta médica, esta autarquia destaca que os profissionais de saúde animal demonstram um compromisso com a segurança e o bem-estar dos pacientes, além de promover uma prática responsável e ética.

Rolar para cima