A força da mulher brasileira impulsionando o país, a Medicina Veterinária e a Zootecnia: Conheça a história de Carolina Sant’Anna

A história de Carolina Sant’Anna (CRMV-RJ 8920) é um verdadeiro exemplo de paixão e determinação por uma profissão. Graduada em Pedagogia e Medicina Veterinária pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), com especialização em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais pelo Quallitas e mestranda do curso Internacional em Nutrição e Dietética da FUNIBER Espanha, Sant’Anna é uma intusiasta do conhecimento.

A profissional encontrou na Medicina Veterinária, sua grande paixão, apesar das adversidades iniciais. Ela contou que, enquanto se preparava para o vestibular, sua mãe esperava que ela seguisse os passos na medicina humana, mas seu coração batia mais forte pela medicina veterinária. Apesar da resistência inicial, Carolina persistiu em seu sonho e, após algumas reviravoltas na vida acadêmica, encontrou seu caminho na profissão que sempre amou.

“Quando eu me preparava para o vestibular, minha mãe esperava que eu fizesse para Medicina humana, mas eu pedi para me inscrever em Medicina Veterinária e ela não quis que eu fizesse. Me senti frustrada, pois desde os 8 anos eu falava que queria ser veterinária, mas sabemos que culturalmente muitos pais desejam que seus filhos sejam médicos ou advogados. Nisso eu fiz um período de administração e não gostei. Depois fiz Pedagogia, onde aprendi muito, me dedicava, mas ainda sonhava com a Medicina Veterinária. Eu já havia planejado trabalhar em Pedagogia e juntar dinheiro para fazer Veterinária, mas Deus é tão maravilhoso, que no ano que me formei em Pedagogia, abriu Medicina Veterinária na minha cidade. Comecei a fazer e vi que realmente era o que fazia meu coração vibrar”, falou com empolgação.

Agora, com 17 anos de experiência na área, a médica-veterinária se destaca principalmente na Nutrição Animal, uma área em que ela encontrou desafios e também grandes oportunidades de fazer a diferença. Enfrentando resistência e falta de compreensão por parte de alguns colegas, Carolina não recuou, mas sim perseverou, consolidando-se como uma referência na nutrição animal, tanto no Brasil quanto além das fronteiras. Um dos momentos mais marcantes de sua carreira foi quando ela desenvolveu protocolos nutracêuticos para aves, desafiando conceitos pré-estabelecidos e gerando resultados extraordinários.

“O maior desafio foi começar na Nutrição quando quase não se falava de alimentação natural para pets. Eu ia literalmente contra a maré e isso foi desafiador. Muitos colegas contraindicavam a nutrição e ainda tiravam meu protocolo nutraceutico, pois não tinham conhecimento sobre essa área e também nao vinham perguntar sobre isso. Com essa situação, vi a necessidade de começar a entrar em contato para poder explicar o que era o meu protocolo e os benefícios que eu já trazia com eles para vários animais. Em especial um desafio de montar um protocolo nutracêutico para aves. Meu amigo Dr. Otávio Lisboa vendo meus resultados com os protocolos em cães e gatos na clínica que trabalhávamos no Rio, me chamou para que eu falasse desses protocolos e elaborasse para as aves que ele tinha internadas. Vi com ele as doenças mais comuns e montei com a ajuda e expertise dele em aves, alguns protocolos que ele começou a utilizar e após 30 dias ele me chamou emocionado em ver que aves que antes ficavam três meses internadas ou até mesmo morriam, estavam recuperação em um tempo muito menor”, explicou.

Além de suas conquistas profissionais, Carolina também se destaca como uma líder e mentora, inspirando outras mulheres a perseguirem seus sonhos na Medicina Veterinária. Como embaixadora do CRMV-RJ, ela é uma voz influente na defesa dos interesses da classe e na promoção da igualdade de gênero na profissão. Para Carolina, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional é fundamental, e ela encontrou esse equilíbrio ao integrar seu amor pela natureza e pelos animais em sua rotina diária.

“Sempre amei morar no meio da natureza e isso me proporciona momentos reais de equilíbrio, paz e novas ideais. Hoje meu escritório é na minha casa com a maioria de atendimentos e palestras online e com isso consigo ter mais conexão com a natureza e os animais, podendo manter um ponto de equilíbrio”.

Ao refletir sobre sua jornada e seu impacto na profissão, Carolina destaca a importância de as mulheres reconhecerem seu próprio valor e se posicionarem com confiança. Sua mensagem é clara: não permita que nada nem ninguém impeça você de perseguir seus sonhos e alcançar seu potencial máximo.

“Que as mulheres pudessem entender seu valor na profissão, pois é isso que nos abre portas e nos traz melhores oportunidades. Vejo muitas falando que estão em empregos ruins, mas quando nos submetemos a isso, não estamos valorizando nosso potencial e isso nos frustra. Por outro lado, podemos ter mais ações de inclusão e incentivo às mulheres que hoje são a maioria na classe”, finalizou.

A matéria faz parte da campanha “A força da mulher brasileira impulsionando o país, a Medicina Veterinária e a Zootecnia” promovida pelo CRMV-RJ.

Rolar para cima