A força da mulher brasileira impulsionando o país, a Medicina Veterinária e a Zootecnia: Conheça a história de Fabiana Brandão

Fabiana Brandão (CRMV-RJ 6374) personifica a força e a dedicação da mulher brasileira na medicina veterinária. Profissional multifacetada, com uma sólida formação em diversas áreas da medicina veterinária, Fabiana é graduada em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário de Valença (UniFaa), possui uma pós-graduação em cirurgia e anestesia de pequenos animais, além de especializações em dermatologia, otologia, alergologia e medicina felina.

Certificada pela AAFP como Cat Friendly Veterinarian, a médica-veterinária está atualmente dedicando-se ao mestrado em Ciências Veterinárias pela UFRRJ, buscando expandir ainda mais seus conhecimentos e contribuir para o avanço da profissão.

Desde o início, Fabiana conta que enfrentou desafios pessoais e profissionais, mas sua determinação e paixão pela profissão a impulsionaram a superá-los.

“Eu descrevo minha jornada pessoal e profissional como mulher na área da medicina veterinária tranquila e louvável, pois eu percorri desde a área de equinos, bovinos, silvestres e pequenos animais e vi que eu dentro das limitações de cada área eu conseguia me relacionar, ver o que eu achava que era para mim e o que eu não queria.
E através deste percurso, escolhi a área em que atuo hoje”, contou.

Segundo Fabiana, os maiores desafios foram de cunho pessoal, onde conseguiu dar a volta por cima e fazer tudo o que não conseguiu fazer na época em que acabou de se formar.

“Por isso, agora, após três pós graduações e diversos cursos, estou fazendo mestrado e farei doutorado também. Eu superei com força de vontade, vontade de me superar, foco, persistência e planejamento”, acrescentou.

No dia a dia de sua prática, a médica-veterinária encontra realização no reconhecimento de seus clientes, que frequentemente expressam gratidão por seu cuidado. Além disso, ela se orgulha de seu engajamento na luta contra a Leishmaniose Visceral Canina, um projeto que vem desenvolvendo há mais de duas décadas na região do Médio Paraíba (Sul Fluminense), onde atua, e na Costa Verde, contribuindo significativamente para a saúde pública e o bem-estar animal.

Apesar dos avanços na igualdade de gênero na profissão, Fabiana reconhece a persistência de preconceitos, especialmente em áreas como a medicina de grandes animais e cirurgia. No entanto, ela permanece otimista quanto ao papel das mulheres na impulsionar o desenvolvimento da área, desde que sejam reconhecidas por suas habilidades e competências.

“Gostaria de ver menos preconceito com mulheres, principalmente na área de grandes animais, agronegócios, e um pouco também na área de cirugia e anestesia. Mas isso está na cabeça das pessoas retrógadas e preconceituosas. Mas digo que já melhorou muito desde que me formei. Acho que mulheres vão continuar impulsionando sempre que elas deixarem de ser secundárias dentro do âmbito familiar próprio e que seu trabalho, seja igual ou de maior importância de que seu parceiro/parceira”, explicou.

A mensagem de Fabiana para as futuras profissionais é clara: “seja você mesma, capacite-se e não tema mostrar suas qualidades. Seja firme, forte e acredite que ninguém é melhor do que ninguém. Para sermos bons, precisamos apenas mostrar nossas qualidades e nunca apontar os erros alheios. Brilhem, mulheres”.

Rolar para cima