A força da mulher brasileira impulsionando o país, a Medicina Veterinária e a Zootecnia: Conheça a história de Laís Oliveira Mascarenhas

“Me orgulho muito da minha caminhada até aqui. Sou nascida e criada no meio urbano, mas sempre sonhei em ser veterinária de equinos. Com muita persistência, consegui meu lugar. Precisei amadurecer e passar por muita coisa, em especial o fato de ser uma mulher inserida em um ambiente predominante de homens”, compartilha Laís, destacando a determinação que a impulsionou, apesar das adversidades.

A fala é da médica-veterinária Laís Oliveira Mascarenhas (CRMV RJ 13648), que trilhou um caminho repleto de desafios e conquistas que a tornaram uma referência na área de Reprodução Equina.

Graduada em Medicina Veterinária pela Unime, em Lauro de Freitas (BA), em 2011, Laís conta que acumulou diversas realizações profissionais, desde o ingresso no estágio na Unesp até sua atuação em Haras na região de Rio das Ostras, Macaé e Campos dos Goytacazes.

No entanto, seus relatos também ressoam com a superação de desafios, como quando enfrentou o preconceito ao engravidar.

“Meu maior desafio foi quando engravidei. Sofri muito preconceito, inclusive perdi muito serviço, somente pelo fato de estar grávida. Mas hoje consegui me recolocar no meu lugar”, revela, mostrando a resiliência necessária para seguir em frente.

Para Laís, o papel das mulheres na Medicina Veterinária e na Zootecnia é cada vez mais relevante.

“As mulheres estão cada vez mais se destacando no mercado de trabalho, vejo na minha área um grande volume de mulheres atuando. Acho que nós mulheres somos muito determinadas, organizadas, inteligentes e isso traz interesse aos contratantes. Muitas, é a maioria de nós, somos mães, esposas, e isso mostra a nossa garra”, enfatiza.

A profissional ainda destaca seu comprometimento com a melhoria das fazendas e haras onde atua, demonstrando um bom relacionamento com os funcionários e tentando fazê-los abraçar a causa, o que a levou a obter e manter o respeito de todos.

Questionada sobre conselhos para mulheres que desejam seguir uma carreira na área, Laís enfatiza a importância da força, da garra e da postura no ambiente profissional. “Seja forte, tenha garra, imponha respeito e tenha postura no ambiente de trabalho. Isso é a base para o sucesso da mulher no campo”, aconselhou.

Esta matéria faz parte da campanha “A força da mulher brasileira impulsionando o país, a Medicina Veterinária e a Zootecnia”.