A força da mulher brasileira impulsionando o país, a Medicina Veterinária e a Zootecnia: Conheça a história de Alline Ferreira Brasil

“Desde muito nova gostava do contato com animais e adorava ir em fazendas com meu pai, que é engenheiro agrônomo”, compartilha Alline Ferreira Brasil (CRMV-RJ 7255), revelando as sementes de sua paixão pela Medicina Veterinária. Foi em uma dessas fazendas, testemunhando o parto de uma vaca, que seu destino se delineou.

Após formar-se na Universidade Estadual do Ceará (UECE) em 2002, Alline enfrentou o desafio de mudar-se para o Rio de Janeiro, onde persistiu com determinação em alcançar seus objetivos. Atualmente, é mestre em reprodução e sanidade animal em 2003 na UECE e doutora em Anatomia patológica veterinaria pela Universidade Federal Fluminense (2008), atuando como professora de graduação do curso de Medicina Veterinária atuando na área de ginecologia e obstetrícia e andrologia animal desde 2004; e coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Universidade Estácio de Sá, nos campi Nova Iguaçu (desde 2019) e Duque de Caxias (desde 2020).

“Fui persistente e logo conheci profissionais maravilhosos da veterinária que me impulsionaram mais e mais a nunca desistir do objetivo”, relata, destacando a importância do apoio e da determinação em sua jornada.

Um grande desafio apresentado pela profissional foi o de se inserir no mercado de reprodução de bovinos e cães e entrar para docência em um estado diferente do que se formou. Aos poucos, ela conta que foi mostrando que era forte, capaz de prestar um serviço de qualidade.

No entanto, sua dedicação à área de reprodução de bovinos e cães, aliada à paixão pela docência, a levou a conquistar reconhecimento e respeito no campo profissional.

“Sempre fui focada nos meus objetivos, sempre procurei fazer cursos, estágios, comprar livros para aprofundar na área que sempre gostei. O que mais me alegra é poder servir de inspiração a tantas mulheres que querem seguir na área de grandes animais ou em qualquer área. Acho que quando traçamos um objetivo temos que ser fortes, persistentes e não deixar que nada nos tire do foco de sermos quem a gente quiser, estar onde quisermos”, destaca a profissional, cujo comprometimento a tornou uma referência na área.

Ao refletir sobre o papel das mulheres na Medicina Veterinária e Zootecnia, Alline enfatiza a importância da presença feminina e seu potencial de contribuição para a sociedade.

“Acredito que nós mulheres conseguimos sempre dar um equilíbrio saudável nas multitarefas que executamos”, ressaltou.

Como coordenadora de cursos e palestrante reconhecida, a profissional liderou projetos que deixaram um impacto na Medicina Veterinária, enquanto coordenadora da universidade que hoje atua.

“Tiramos do zero o curso, desde o anatômico até a equipe de professores, mas sempre tive grandes líderes me apoiando. Uma médica-veterinária que sempre me apoiou e sempre foi para mim exemplo de ser humano, gestora de curso e acima de tudo ética é a Marta Desidério. Ela, assim como eu, acredita em uma medicina veterinária mais forte quando nos damos as mãos e nos apoiamos”, compartilhou.

Quanto ao equilíbrio entre vida profissional e pessoal, Alline reconhece a importância de priorizar sua família sem abrir mão de sua paixão pelo trabalho. “Minha família é meu maior amor e acredito que evoluí muito nesse equilíbrio”.

Ao finalizar, a médica-veterinária compartilha um conselho para mulheres que aspiram seguir uma carreira na área: “A mulher pode estar onde ela quiser basta ter foco, determinação e se preparar ao longo da graduação com comprometimento nos estudos, estágios e nunca, nunca desistir porque a única pessoa que pode te tirar do seu foco é você mesma. Estudem, se especializem, tenham determinação e persistência em seus objetivos”.

Esta matéria faz parte da campanha “A força da mulher brasileira impulsionando o país, a Medicina Veterinária e a Zootecnia”.