A força da mulher brasileira impulsionando o país, a Medicina Veterinária e a Zootecnia: Conheça a história de Cristiane Belchior Caloiero

Graduada em 2000 pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Cristiane Belchior Caloiero (CRMV-RJ 5968) não parou por aí. Em busca de aprimoramento, concluiu uma pós-graduação em anestesiologia veterinária pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu em 2002, seguida de um mestrado em 2008 pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Recentemente, em 2023, concluiu uma pós-graduação em medicina intensiva pelo Programa de Aprimoramento Veterinário (PAV-SP). Seu percurso acadêmico e profissional é marcado por um constante desejo de aprender e evoluir.

Atualmente proprietária de uma clínica médica veterinária em um bairro da Zona Norte do município do Rio de Janeiro, a profissional compartilha um pouco de sua jornada pessoal e profissional.

Ao ser questionada sobre os desafios enfrentados ao longo de sua carreira, Cristiane descreve a gestão de pessoas e do negócio como os maiores obstáculos. No entanto, com determinação e aprendizado contínuo, conta que superou cada um deles, transformando-os em oportunidades de crescimento.

“Os maiores desafios que enfrentei ao longo da minha carreira foram lidar com pessoas e gerir um negócio, pois não aprendemos isso durante nossa vida acadêmica. Consegui supera-los aprendendo com as vitórias e com derrotas, e adquirindo conhecimento de profissionais mais experientes que atuavam a mais tempo na veterinária. A realização de um sonho foi a materialização de uma clínica completa, com várias especialidades, com grandes profissionais renomados, e amigos trabalhando juntos”, explicou.

Com 24 anos de atuação, Cristiane conta que muitos a consideram ‘workaholic’, mas explica que sente prazer em ver as possibilidades sendo resolvidas. A profissional ainda contou que o papel das mulheres na Medicina Veterinária e Zootecnia é de grande relevância.

“A medicina veterinária de hoje é uma profissão, onde a maioria são mulheres. E julgo ser de grande relevância, pois nunca presenciei na profissão nenhum tipo de preconceito em relação a raça ou sexo, o que serve de exemplo para a sociedade e desenvolvimento do nosso país”, declarou.

Por fim, seu conselho para outras mulheres que desejam ingressar na Medicina Veterinária e Zootecnia é de apoio e incentivo: “Eu apoio e incentivo. Meu sonho de criança era ser veterinária. O sonho se concretizou e tudo o que desejei na minha vida profissional e pessoal, deve-se a minha profissão”, disse.

Essa matéria faz parte da campanha “A força da mulher brasileira impulsionando o país, a Medicina Veterinária e a Zootecnia” promovida pelo CRMV-RJ.